Após enfrentar grandes dificuldades econômicas e beirar a falência, a Saab anunciou seu retorno ao mercado em 2017. O anúncio foi feito pelo NEVS (National Electric Vehicle Sweden) durante a conferência automotiva Stora Bildagen, na Suécia. Segundo o presidente do NEVS, Mattias Bergman, ao menos cinco novos modelos estão nos planos da marca sueca, representando “um dos maiores projetos industriais da Suécia”.
A nova fase da Saab será iniciada em 2017 com um modelo totalmente elétrico baseado no último sedã 9-3 e previsto pelo conceito 9-3 EV, de 2014. Em seguida, feitos com base na nova plataforma Phoenix (nome sugestivo, que liga a história da ave e da marca, ambas “ressurgidas das cinzas”), outros quatro carros inéditos serão apresentados a partir de 2018. Entre estes, estão três utilitários (um compacto, um médio e um grande) e um fastback médio. Todos os quatro últimos modelos terão motorizações convencionais e elétricas.
Inicialmente, os cinco modelos serão destinados à China e Europa, com possibilidade de chegarem aos EUA posteriormente. O 9-3 elétrico, ainda sem nome definido, será produzido na Suécia, enquanto os demais serão fabricados tanto na Suécia como na China. Mattias Bergman apontou, porém, que ainda não há nada definido acerca dos nomes dos modelos de qual marca ele carregará – apesar de serem feitos pela Saab.