Durante coletiva de imprensa da Anfavea ( Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), nesta quinta-feira (07), o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, confirmou que o Salão do Automóvel de São Paulo deverá voltar a acontecer em 2024.
A última exposição do Salão do Automóvel aconteceu em 2018, com a participação de 29 fabricantes de automóveis e mais de 740.000 visitantes. As edições seguintes, 2020 e 2022, foram canceladas previamente, sendo a primeira por conta da pandemia de COVID-19 e outra por queixas de “custos elevados” por parte dos expositores.
Agora, com a chegada de novas tecnologias ao Brasil, a fomentação maior do mercado e mais empresas investindo no setor, o evento deve voltar. Mas, não como era antes.
De acordo com Leite, as próximas exposições devem chegar com outro enfoque e deixar para trás certos estigmas que não são mais cabíveis nos dias atuais. Então, teremos uma edição do Salão do Automóvel completamente diferente.
O foco do evento tende a ser a tecnologia e os produtos das montadoras devem ganhar maior destaque. Márcio afirmou que está estudando diversas modalidades de eventos que ocorrem em todo mundo para ter como base nas próximas edições. Ele ainda afirmou que pautas como a descarbonização e a força do Brasil neste tema serão muito enfatizadas.
Ainda sobre o novo formato, Márcio afirma que deseja criar um modelo totalmente brasileiro e diferente de tudo que conhecemos. “Queremos desenvolver um formato inédito para o evento”, disse.
As conversas com CEOs das principais montadoras já foram iniciadas para o planejamento do evento. Além disso, também foram feitas reuniões com o Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para tratar do assunto. O Governo Federal está em comum acordo para a volta do Salão, garante a Anfavea.
A chegada de novas marcas no Brasil, como GMW e BYD, também influencia diretamente o evento, que por sua vez acaba ganhando mais expositores e maiores investimentos.
Ainda não há nenhuma confirmação de data específica para a volta do evento, mas segundo o Presidente da Anfavea, o Salão do Automóvel deve retornar já em 2024 e pode acontecer em meados de novembro. Mais informações devem surgir ao longo dos próximos meses.