O mercado automotivo chinês é, sem dúvidas, o mais diverso do planeta, com direito a dezenas de modelos em uma mesma marca. Só na Volkswagen, por exemplo, são 15 SUVs e 12 sedãs convivendo pacificamente. Tanta variedade acaba trazendo curiosidades, como a sobrevida de nomes conhecidos e já descontinuados no resto do mundo.
Isso também inclui batismos muito familiares (e afetivos) aos brasileiros, como os antigos Chevrolet Monza, Volkswagen Santana e Ford Escort. Assim, separamos alguns destes célebres modelos que só continuam a existir na China. Veja quem são eles abaixo.
Chevrolet Monza
Mesmo descontinuado em 1996 no Brasil, o Monza segue à todo vapor no mercado chinês, onde acaba de receber uma atualização visual e mecânica. Por lá, o sedã tem medidas próximas às do Cruze, mesmo custando menos que um Onix Plus. Por falar em Onix, o desenho do Monza remete ao compacto brasileiro na traseira e nas laterais, enquanto a dianteira vai por um caminho de maior sofisticação.
O atual Monza oferece dois conjuntos mecânicos diferentes na China: um com um motor 1.5 aspirado de 109 cv e outro com um 1.3 turbo híbrido-leve, com sistema elétrico de 48V e totais 163 cv. Neste último, o consumo prometido pela Chevrolet é de até 20,9 km/l em ciclo rodoviário.
Ford Escort
Um clássico, o Escort chegou ao Brasil em 1983 e saiu de cena em 2003, abrindo espaço para que o Focus assumisse o posto de carro médio da marca. Na China, ele sobrevive como um modelo compacto da Ford, de entrada, apesar do design caprichado.
O Escort chinês é equipado com um motor 1.5 aspirado de 122 cv e câmbio automático de 6 marchas, e parte de 90.800 Yuan, equivalentes a R$ 67.600 em conversão direta.
Ford Focus Sedan
O Focus ainda é vendido na Europa, mas em configurações específicas, como o hatch, o hatch aventureiro Active e a perua. O sedã segue resistindo apenas na China, já que o país possui um mercado que ainda valoriza a carroceria de três volumes.
Sempre com motor 1.5 turbo de 177 cv e câmbio automático de seis marchas, o Focus sedã chinês parte dos 119.800 Yuan, ou R$ 89.200 em conversão direta para a moeda brasileira.
Ford Mondeo
Por muitos anos, até por volta de 2014, o Mondeo viveu com personalidade própria. Depois disso, até a virada de 2021 para 2021, o modelo tornou-se uma variante europeia do Fusion vendido no Brasil. A aparência era quase a mesma, exceto pela caída do teto na traseira, que o tornava algo como um fastback – o vidro traseiro acompanhava a abertura do porta-malas.
Em 2022, porém, com o fim do Fusion, o Mondeo voltou a ter carreira solo, mas só na China. Ele segue como um sedã grande, agora de aparência mais ousada, e equipado com motor 2.0 turbo de 238 cv. O câmbio é um automático de oito marchas. Disponível em quatro versões, o novo Mondeo chinês começa em 159.800 Yuan, algo próximo dos R$ 119.000 em conversão direta.
Volkswagen Bora
De vida curta no mercado brasileiro, o Bora segue com força total no mercado chinês em duas gerações diferentes: uma mais simples, de sobrenome Classic, e outra mais sofisticada e recente, com uma aparência que mescla elementos do finado Passat e do atual Jetta.
O primeiro é equipado com motor 1.5 aspirado de 111 cv e opções de câmbio manual de cinco marchas e automática de seis, e começa em 98.800 Yuan (R$ 73.600).
Já o segundo tem motores 1.2 e 1.4, ambos turboalimentados. No 1.2 há opção de câmbio manual de 5 marchas na versão mais barata, que parte de 112.900 Yuan (R$ 84.000). Ainda no 1.2 e em todas as versões 1.4, há o DSG de dupla embreagem e 7 marchas.
Volkswagen Fusca
Após 81 anos, o Fusca (ou Beetle) saiu definitivamente de linha em 2019. Mas a China resiste e o modelo ainda aparece à venda no site chinês da Volkswagen, a partir de (caros) 178.800 Yuan (R$ 133.100 em conversão direta) na versão Yile, chegando a 249.800 Yuan iniciais (R$ 186.000) na topo de linha Zhile.
Para as duas versões de entrada, o Fusca é equipado com motor 1.2 turbo de 105 cv, contra o 1.4 turbo de 150 cv que equipa as demais configurações. Há também a versão Dune, aventureira, com opção para ambos os motores.
Volkswagen Passat
O Passat sedã saiu de cena por não representar mais vendas expressivas, deixando caminho aberto apenas à versão perua, que retornará em breve ao mercado europeu. Na China, porém, como já dito, os sedãs ainda têm força. Por isso, o sedã grande não morreu por lá, onde ele parte dos 179.900 Yuan (R$ 134.000).
São três opções de motorização: 280 TSI (1.4 turbo de 150 cv), 330 TSI (2.0 turbo de 186 cv) e 380 TSI (2.0 turbo de 220 cv).
Volkswagen Santana
Um dos sedãs de maior sucesso da marca no Brasil, o Santana segue no mercado chinês como um modelo de entrada (a partir de 86.900 Yuan, ou R$ 64.700) e dimensões compactas, oposto ao seu antigo posicionamento por aqui. O desenho, por sua vez, mostra o peso da idade e dos baixos custos, com soluções simples e já antigas.
Debaixo do capô está um motor 1.5 aspirado de 111 cv, acompanhado de um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis.