Carros que circulam pela cidade de São Paulo, mas são emplacados em outros munícipios, poderão ser obrigados a passar por inspeção veicular. A medida faz parte de projeto de lei apresentado pelo prefeito Fernando Haddad nesta terça-feira (19) à Câmara Municipal.
Estariam englobados nesse quadro apenas os veículos que rodam nas vias paulistanas em 120 ou mais dias durante o ano. Para isso, as mesmas câmeras que fiscalizam o rodízio veicular em São Paulo seriam responsáveis por registrar a passagem de carros de outros municípios.
A princípio, os proprietários desses veículos de outras cidades não seriam reembolsados após a inspeção veicular. Por outro lado, carros emplacados em São Paulo só não receberiam o reembolso caso fossem reprovados na avaliação. A taxa da inspeção é de R$ 47,44.
Segundo Haddad, a proposta visa combater os casos de proprietários que registram os respectivos veículos em outras cidades com o intuito de burlar a inspeção obrigatória. O prefeito estima que esse procedimento tem feito com que a cidade deixe de recolher R$ 1 bilhão.
Para entrar em vigor, o projeto de lei do qual consta a proposta deverá ser aprovado pelos vereadores paulistanos.