Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Seat Arona: é tipo um Polo SUV à moda espanhola

SUV compacto espanhol é o primeiro baseado na plataforma MQB A0

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 jun 2017, 16h02
SEAT-Arona-1
A base do Arona será aproveitada para dar origem ao SUV do Polo (Divulgação/Volkswagen)

Preste bastante atenção nos volumes e proporções do Seat Arona, apresentado nesta semana em Barcelona. Ele representa a entrada do Grupo Volkswagen no efervescente segmento dos SUVs compactos.

Em pouco tempo ele servirá de base para o futuro SUV derivado do Polo – e este sim fabricado no Brasil em 2018.

O Arona foi concebido sobre a plataforma MQB A0, modular e dedicada a carros compactos, como as novas gerações do Seat Ibiza e do VW Polo – que será lançado no Brasil em novembro. Por isso, vale a pena conhecê-lo um pouco mais. 

SEAT-Arona-3
Aplique prateado nas colunas C está em todas as versões (Divulgação/Volkswagen)

Em termos de estilo, o Seat Arona segue os mesmos princípios do Ibiza. Na verdade, as diferenças estão na altura livre do solo – 1,5 cm maior no Arona. O SUV também tem rodas e pneus maiores e teto mais elevado. Vincos, recortes dos para-choques e formato dos faróis são iguais.

Continua após a publicidade

Entre os sistemas de segurança, tem alerta de veículos nos pontos cegos, alerta de tráfego traseiro, piloto automático adaptativo, alerta de colisão, assistente de estacionamento semi-autônomo e frenagem de colisão múltipla.

SEAT-Arona-11
Painel exibe linhas simples e não tem modernidades vistas no Polo, como quadro de instrumentos de TFT (Divulgação/Volkswagen)

Na gama da Seat, o Arona fica posicionado acima do Ibiza e abaixo do Ateca, que por sua vez é irmão do Tiguan. Em termos de dimensões, são 4,14 m de comprimento (a média do segmento é de 4,25 m), 1,78 m de largura (1 cm a mais que o Honda HR-V), 1,54 m de altura (4 cm a menos que o Nissan Kicks) e 2,56 m de entre-eixos (1 cm a menos que o Jeep Renegade).

O porta-malas tem 400 l de capacidade, quando a média do segmento no Brasil é de 420 l.

Continua após a publicidade
SEAT-Arona-7
O Seat Arona tem dimensões um pouco menores que seus equivalentes no Brasil. Versão Volkswagen terá dimensões parecidas (Divulgação/Volkswagen)

Quem domina a gama de motores a gasolina é motor 1.0 TSI (com turbo e injeção direta) de três cilindros, com versões de 95 e 115 cavalos. Alguns mercados terão opção de motor 1.6 16V MSI de 110 cv. Versões flex destes três motores poderão ser usados pelo SUV do Polo no Brasil.

O carro das fotos é o Arona FR, versão esportiva com o novo motor 1.5 TSI de quatro cilindros em versão de 150 cv. Também não faltarão as variantes de 95 e 115 cv do motor 1.6 TDI (turbodiesel) e ainda uma versão do 1.0 TSI movida a gás natural, com 90 cv.

Polo vitaminado

O Volkswagen destinado para o Brasil e irmão do Arona é chamado provisoriamente de T-Cross, mesmo nome do conceito que o antecipou no Salão do Automóvel de São Paulo. Seu design será bastante fiel ao protótipo, com faróis integrados à grade e linhas predominantemente retas. 

Continua após a publicidade
Novo VW Polo
Nova geração do Polo começa a ser vendida no Brasil em novembro (divulgação/Volkswagen)

A estreia do T-Cross no Brasil deve ocorrer na segunda metade de 2018. Antes dele, em novembro próximo, estreia no Brasil a nova geração do Polo. Seu lançamento por aqui será semanas depois do Salão de Frankfurt, que acontece em setembro. No início de 2018 surge sua variante sedã, o Virtus.

Seat Arona: é tipo um Polo SUV à moda espanhola
O SUV do Polo chega no segundo semestre de 2018 (Du Oliveira/Quatro Rodas)

O último lançamento da família será uma picape, que assumirá posto intermediário entre a compacta Saveiro e a Amarok. De acordo com fontes, será a Toro da Volkswagen, com direito a versões flex e diesel, transmissão automática e manual, 4×2 e 4×4, cabine dupla de quatro portas e capacidade de carga de até 1 tonelada.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.