Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Segredo: Documento confirma Voyage automático e T-Cross no Brasil

Sedã e Gol vão adotar a mesma caixa de seis marchas usada no antigo Golf 1.6

Por Rodrigo Ribeiro
14 mar 2018, 11h20
Montagem Volkswagen Voyage Automático
O câmbio automático convencional será usado no Voyage e Gol (Montagem/Divulgação/Volkswagen)

A Volkswagen ainda nega, mas um documento registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) confirmou a produção do Voyage automático no País. Além do sedã, o registro público também antecipa a chegada do T-Cross, futuro SUV compacto nacional da VW.

Tanto o Voyage quanto o Gol irão adotar o mesmo câmbio automático convencional que era usado no antigo Golf 1.6. A caixa fornecida pela Aisin tem seis marchas e recebe o código de AQ160.

volkswagen_gol_5-door_4
O câmbio automático será oferecido nas versões intermediária e topo da linha Gol e Voyage (Divulgação/Volkswagen)

O conjunto irá substituir o câmbio automatizado de uma embreagem SQ200, que chegou a ser aplicado nas versões I-Motion de Gol, Voyage, Fox e SpaceFox.

Continua após a publicidade
Documento INPI VW Automático Voyage
Documento público confirma a chegada do Voyage automático no Brasil (Reprodução/INPI/Internet)

A documentação da fornecedora do ABS para a Volkswagen confirma a informação antecipada por QUATRO RODAS em setembro de 2017.

O câmbio automático convencional será usado no antigo motor EA111 1.6 8V ainda usado na família Gol. A aplicação da caixa da Aisin ao propulsor EA211 1.6 16V, mais moderno, será restrita ao Virtus, que já conta com essa opção na Argentina.

Continua após a publicidade

Principal lançamento do ano

O SUV deve ser o último a estrear, no final do ano, depois do sedã
Projeção do Volkswagen T-Cross (Du Oliveira/Quatro Rodas)

Outro documento mostra que o desenvolvimento do T-Cross está avançado no Brasil. O SUV derivado do Polo, chamado internamente de VW 216, será a maior novidade da Volkswagen em 2018.

VW1
Arquivo revela montagem dos protótipos do T-Cross no Brasil (Reprodução/INPI/Internet)
Continua após a publicidade

O modelo usa a mesma plataforma MQB A0 do novo Polo e terá versões 1.6 16V e 1.0 12V TSI, com opção de câmbio automático de seis marchas ou manual de cinco (exclusivo do motor aspirado).

O SUV será fabricado em São José dos Pinhais (PR).

O T-Cross chega para encerrar o hiato de quinze anos de ausência da Volkswagen no segmento de SUVs compactos, criado no Brasil pelo Ford EcoSport.

Além do utilitário de entrada, a Volkswagen ainda terá no Brasil o novo Tiguan e o Tharu, SUV intermediário inédito que se posicionará acima do T-Cross.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.