Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Segredo: Ford terá dois SUVs médios nacionais para brigar com o Compass

SUV e SUV cupê compartilharão linha de montagem com o EcoSport e poderão substituir o Territory, mas só entre 2022 e 2023

Henrique RodriguezPor Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 jan 2020, 08h59 - Publicado em 20 dez 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • ford_puma_st-line_56
    (Divulgação/Ford)

    A palavra de ordem dentro da Ford hoje é cortar custos.

    Em encontro recente com funcionários, o presidente da Ford América do Sul, Lyle Waters, disse que a operação da empresa precisa ser mais competitiva e condicionou a isso o lançamento de um novo ciclo de investimentos para a fábrica da marca em Camaçari (BA).

    Se tudo der certo, este novo ciclo será anunciado em meados de 2020. Mas os primeiros carros a serem viabilizados por eles já estão em gestação.

    Além da nova geração do EcoSport, prevista para chegar às lojas no final de 2021, a Ford ainda trabalha no desenvolvimento de dois SUVs médios, ambos previstos para chegar entre 2022 e 23.

    flagra-ford-kuga
    Ford chegou a usar mula com carroceria do Kuga em testes no Brasil (Luiz Rocha/Autos Segredos)

    Os dois têm desenvolvimento local e serão fabricados em Camaçari. A previsão é de que cheguem ao mercado em até três anos. O principal alvo é o Jeep Compass, que até lá já terá visual atualizado e novo motor 1.3 turbo.

    São dois projetos independentes, mas tecnicamente muito próximos entre si. O BX784 terá carroceria de SUV tradicional, enquando o BX785 terá teto com caimento de cupê.

    Embora o código de projeto comece com B, estão longe de ser compactos. Isso se dá para evitar ao máximo adaptações nas mesmas linhas que hoje produzem Ka e EcoSport.

    Desta forma, os novos carros (inclusive a próxima geração do EcoSport) deverão utilizar os mesmos pontos de apoio usados durante a fabricação dos atuais Eco e Ka.

    flagra-ford-kuga-2
    Intenção da Ford é concorrer com SUVs médios, como Compass, Tucson e Sportage (Luiz Rocha/Autos Segredos)

    A plataforma, porém, é completamente diferente e dará a eles todos os atributos esperados de SUVs médios. Espere bom espaço para pernas e ombros no banco traseiro, além de porta-malas amplo.

    Mas em vez de compartilhar toda a dianteira, como fazem os Mercedes GLC e GLC Coupé, o visual dos dois novos carros pode ter mudanças para torná-los mais independentes, a exemplo dos BMW X3 e X4.

    O SUV BX784 pode, inclusive, herdar o nome Territory. Desta forma, o SUV que será importado da China a partir de 2020 terá vivido por aqui apenas um mandato tampão.

    E a fábrica da Ford na Argentina ficará encarregada da nova geração da Ranger e de possíveis projetos criados em parceria com a Volkswagen.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.