Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Segredo: novo VW Polo é flagrado sem disfarces na África do Sul

Nova geração do compacto deve chegar ao Brasil como a nova geração do Gol

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 mar 2024, 16h14 - Publicado em 17 mar 2017, 13h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Novo Volkswagen Polo (2)
    (Reprodução/ cars.co.za/Quatro Rodas)

    Uma semana depois de ter sido revelada em desenho no Salão de Genebra, a nova geração do Volkswagen Polo foi flagrada pronta e sem qualquer camuflagem na África do Sul. As imagens são do site Cars.co.za.

    O início das vendas do novo Polo na Europa está marcado apenas para o Salão de Frankfurt, em setembro. Mas sua apresentação mundial deverá acontecer em junho, quando começa a produção dos pré-série terá início tanto na Europa quanto na fábrica da Volks na África do Sul.

    Novo Volkswagen PolO (1)
    (Reprodução/ cars.co.za/Quatro Rodas)

    Os faróis estão mais integrados à grade e o capô mais longo (com uma extensão na grade parecida com a vista no novo sedã-cupê Arteon) aproxima o Polo do Golf. A lateral dianteira traz um vinco duplo entre os faróis e a base do para-brisa. Abaixo do retrovisor começa outra faixa vincada e ascendente, que marca a linha de cintura até as lanternas traseiras.

    Continua após a publicidade

    A traseira mantém as lanternas com formato hexagonal e interligadas por um vinco (como no Gol). A propósito, a borda superior dos dois para-choques também é vincada, dando a impressão do carro ser mais mais largo. 

    Volkswagen-polo-2018
    Desenho do novo VW Polo mostrado durante coletiva no Salão de Genebra (Reprodução/Quatro Rodas)

    O novo Polo terá dimensões maiores que aquele vendido hoje na Europa. Fala-se em comprimento 20 cm maior, o que o levaria dos 3,97 m para os 4,17 m de comprimento. Parte disso se deve ao uso da nova plataforma MQB A0, estreada pelo novo Seat Ibiza e que será compartilhada com a nova geração do Audi A1. Ela proporcionaria redução de peso na ordem dos 70 kg.

    Continua após a publicidade

    Lá fora, os motores cogitados para o modelos são o 1.0 TSI em vários níveis de potência e o novo 1.5 com sistema de desativação de cilindros. Por aqui, além do 1.0 TSI, podemos esperar um aproveitamento do 1.0 MPI aspirado de três cilindros e do 1.6 aspirado de quatro cilindros.

    Fontes ouvidas por QUATRO RODAS confirmam o que já informamos antes: o novo Polo será lançado (provavelmente com algumas simplificações) no Brasil como Gol, não como Polo, sinalizando um maior refinamento na nova geração do antigo campeão de vendas.

    Dessa forma, o Gol acabaria assumindo o lugar do Fox, já descontinuado na Europa, abrindo espaço para o Up! no segmento inferior – e cumprindo a meta divulada pelo presidente da marca no Brasil, de que o valor médio dos VW vendidos no país iria aumentar, num processo gradual de sofisticação do portfólio.

    Continua após a publicidade

    A mesma plataforma do Polo europeu dará origem a dois novos sedãs: primeiro vem o Virtus, um sedã intermediário entre Voyage e Jetta, exclusivo para o Brasil, onde irá concorrer com modelos como o Chevrolet Cobalt e Honda City. O novo Voyage, um pouco menor (aproveitando a modularidade da plataforma MQB) e mais simples, deve vir depois.

    Esboço foi exibido durante a apresentação do Arteon em Genebra
    Esboço do Virtus foi exibido durante a apresentação do Arteon em Genebra (Reprodução)

    Previsto para 2018 está o inédito SUV compacto da marca, o T-Cross, e a picape média intermediária entre a Saveiro e a Amarok. Em Genebra, também foi confirmada a produção do SUV com perfil de cupê T-Roc, apresentado como conceito em 2014.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.