Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Segredo: Peugeot terá picape média “filha bastarda” da Frontier em 2020

Modelo será feito na Argentina e usa chassi da chinesa Dongfeng, que por sua vez desenvolveu projeto aproveitando uma parceria com a Nissan

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 19 mar 2019, 10h08 - Publicado em 19 mar 2019, 07h00
Picape Peugeot
A picape é derivada da Dongfeng P16, que vem da Nissan Frontier, que deu origem a outras duas picapes: Mercedes Classe X e Renault Alaskan (Du Oliveira/Quatro Rodas)

O tempo passa. Em 2016, noticiamos nesta seção que a PSA havia criado um departamento de veículos utilitários e um dos projetos previstos seria uma picape média, do porte de Chevrolet S10 e Toyota Hilux. Pois bem, essa picape já existe.

Ela foi vista rodando na Argentina, onde deverá ser produzida na fábrica de El Palomar, na Grande Buenos Aires. Seu lançamento comercial está previsto para 2020 na Argentina e no Brasil.

Na época, falava-se que o novo modelo poderia ser derivado da Hilux, como fruto de uma parceria entre a PSA e a Toyota, ou ainda ser desenvolvido sob a plataforma do SUV 5008 da Peugeot.

Mas agora o mistério acabou porque a nova picape será uma versão da picape P16 da chinesa Dongfeng, marca que desde 2014 tornou-se sócia da PSA.

Continua após a publicidade

O mais curioso de toda essa história é que, como acontece no poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade (“João amava Teresa que amava Raimundo…”), a Dongfeng mantém um acordo de longa data com a Nissan para a produção da Frontier na China e a P16 nada mais é do que a Nissan Frontier com pequenas mudanças.

Logo, a nova picape da PSA, que sairá com a marca Peugeot, será mais uma variação da Frontier. O modelo da Nissan, que já serve de base para as picapes Mercedes-Benz Classe X, Renault Alaskan e Dongfeng P16 terá agora uma “filha” da Peugeot.

Assim como a Dongfeng, a picape da Peugeot – que ainda não tem nome definido – deverá ser equipada com o motor 2.3 turbodiesel de 160 cv da Nissan.

Continua após a publicidade

A transmissão será do tipo integral com opção de uso 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, com engates eletrônicos, e duas versões de câmbio, manual e automático, sempre com seis marchas.

A capacidade de carga será de 1 tonelada. No que diz respeito ao design, assim como ocorre com as outras derivações da Frontier, a picape da Peugeot será reconhecida pelo estilo retrabalhado.

Haverá novos faróis, para-choque e grade (na dianteira), e novos para-choque e lanternas (na traseira). A maior alteração no design virá no interior com um conjunto de painel e bancos inteiramente projetados com o estilo da Peugeot.

Continua após a publicidade

A PSA já teve duas picapes vendidas no Brasil, a Peugeot 504 Diesel, que era importada da Argentina, e a compacta Hoggar, produzida em Porto Real (RJ).

A primeira deixou saudade e a segunda, nem tanto. Agora, só o tempo dirá como a nova picape será recebida pelo mercado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.