Kwid, Stepway, Duster e Captur. A Renault tem a maior linha de aventureiros e SUVs compactos, mas quer aumentar a prole nos próximos anos.
Além do esforço para a nacionalização das novas gerações de Sandero, Logan e Stepway, que ficarão mais refinados, a fabricante francesa terá um inédito SUV de pequeno porte entre Stepway e Duster.
Será o quarto modelo nacional derivado da plataforma CMF-B, estreada pelo Clio europeu há alguns anos e que estreará no Brasil em 2022 com Sandero e Logan. Exclusivo para o Brasil, é conhecido internamente como Projeto HJF.
“Enquanto o Stepway é um Sandero com a parte de ligação (suspensão, especialmente) com o solo diferente, o HJF terá carroceria e estilo diferentes”, esclarece uma fonte. Essa carroceria, claro, também será menor que a de Duster e Captur, que sempre se destacaram pelo tamanho no segmento.
Há quem diga, inclusive, que sua pegada estará mais para um crossover. A intenção da Renault é clara: preparar uma resposta para o SUV do Argo, que será lançado em 2021, e para o possível novo SUV de entrada da VW.
Assim como os novos Sandero e Logan, o Renault HJF ainda depende de aprovação da matriz, na França. Mesmo assim o seu desenvolvimento segue ativo e, se aprovado, seu lançamento ficaria para depois de 2023 já com o novo motor 1.0 turbo flex e câmbio automático CVT.
- Leia também – Novo SUV da Fiat, Progetto 363 terá motor 1.0 turbo mais potente do Brasil.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.