Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Segredo: SUV do VW Jetta atrasa e chega só em maio de 2021

Fábrica argentina ficou parada por dois meses, mas atraso no lançamento será de quase cinco; Jeep Compass será principal rival do modelo

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 Maio 2020, 10h08
Segredo: SUV do VW Jetta atrasa e chega só em maio de 2021
Assim será o visual do VW Tarek na América Latina e na Rússia (José Iván/Reprodução)

A Volkswagen pretende iniciar logo a produção de seu mais novo SUV, mas apenas de unidades pré-série. Após dois meses com a fábrica de General Pacheco (Argentina) parada, a fabricante resolveu adiar o lançamento do SUV médio baseado no Jetta do final deste ano para o início de 2021.

A confirmação do atraso partiu do CEO da Volkswagen Argentina, Thomas Owsianski, em entrevista à imprensa local. Desta forma, a unidade passará os próximos meses produzindo a picape Amarok ao ritmo de 110 unidades/dia e protótipos do novo SUV.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Bem, ele é novo para nós. O modelo é vendido na China desde 2018 como Volkswagen Tharu. Por aqui, é conhecido pela denominação Tarek, nome que se refere ao projeto. O mesmo acontece com a picape Tarok – que, aliás, terá a mesma cabine do Tarek caso vire um veículo de produção.

VW-TAREK-2-JOSE-IVAN-TAREK
Traseira ainda preserva muito do Tharu chinês (José Iván/Reprodução)

Owsianski antecipou que o nome definitivo para mercados da América do Sul, além de México e Rússia, será anunciado entre julho e agosto.

Continua após a publicidade

Um nome distinto é merecido. Afinal, o SUV médio que terá a missão de tentar conter o sucesso do Jeep Compass terá visual exclusivo para estes mercados.

Flagra de um protótipo no México (onde o SUV também será fabricado para exportação aos Estados Unidos) revelou o desenho, com grade frontal mais fina nas extremidades, como no T-Cross e no europeu T-Roc.

volkswagen_tharu_313_01ef036d0674045c
Visual do Tharu chinês tem linhas mais retas e remete ao antigo VW Atlas vendido nos EUA (Divulgação/Volkswagen)

Ainda na dianteira, os faróis são mais finos e são do tipo full-led, que podem ser padrão em todas as versões. Já o capô, os para-lamas e os faróis de neblina aparentemente são os mesmos. Além disso, os para-choques traseiro e dianteiro possuem recortes internos exclusivos. Outro detalhe importante é a presença do novo logotipo da Volkswagen, que fará sua estreia no Brasil com o CUV Nivus.

Continua após a publicidade

A fábrica de General Pacheco recebeu um investimento de US$ 650 milhões (R$ 3,7 bilhões) para atualização dos processos produtivos. Acontece que o Projeto Tarek será seu primeiro carro com plataforma MQB, e logo a variante média MQB-A, a mesma de Golf, Tiguan e Jetta.

volkswagen_tharu_96_042e01a10aae0735
Modelo chinês tem mais cromados na traseira (Divulgação/Volkswagen)

Não por acaso, o SUV tem dimensões muito parecidas com as do Jetta. São 268,1 cm de entre-eixos no SUV contra 268,8 cm no Jetta, diferença que se justifica no ajuste das suspensões.

Mas o SUV será mais alto, obviamente, assim como mais largo que o sedã: são 4,1 cm a mais de largura e 15,4 cm a mais de altura, embora o Jetta seja 20,6 cm mais comprido e tenha um porta-malas 55 l mais volumoso.

Continua após a publicidade
Volkswagen-Tharu-Tarek (15)
Tharu dá uma ideia de como será o interior do modelo latino-americano (Divulgação/Volkswagen)

O Tarek será posicionado entre o T-Cross e o Tiguan, tanto em preços como em dimensões, como ilustra a tabela a seguir:

Modelo / Dimensões T-Cross Tarek Tiguan
Comprimento 4,20 m 4,47 m 4,70 m
Largura 1,76 m 1,84 m 1,86 m
Altura 1,60 m 1,62 m 1,66 m
Entre-eixos 2,65 m 2,68 m 2,79 m
Porta-malas 373 l 455 l 686 l
Continua após a publicidade

O Tarek será equipado com motor 1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque com câmbio automático de seis marchas – mesmo conjunto de Jetta, Tiguan e dos Polo e Virtus GTS.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa edição de maio – 733

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.