Segredo: Toyota terá SUV compacto com base do Yaris no Brasil
Marca japonesa terá não um, mas dois SUVs híbridos produzidos no Brasil. O segundo, compacto, será baseado no Yaris (o europeu) e chega em 2024
Já revelamos os detalhes do Corolla Cross, SUV médio que será produzido pela Toyota em Sorocaba (SP) a partir de 2021, com investimento de R$ 1 bilhão, e que aproveitará a plataforma TNGA-C, os motores (2.0 e 1.8 híbrido, ambos flex), o entre-eixos de 2,70 m e talvez até o nome do sedã médio mais vendido do país.
Sua meta será peitar Jeep Compass e VW Tarek com preços na faixa de R$ 150.000.
Mas ele não será o único utilitário esportivo feito pela marca em solo nacional. QUATRO RODAS pode afirmar que a matriz já aprovou a produção de um segundo SUV, também em Sorocaba, a partir de 2024.
E não será o Raize, projeto asiático baseado no Daihatsu Rocky, pois este é considerado pequeno e simplório.
O modelo terá a plataforma TNGA-B, de Yaris e Yaris Cross europeus, e também utilizará propulsão híbrida flex.
A matriz GA-B, aliás, será aproveitada para dar vida à próxima geração do Yaris nacional, que deve ser lançada no ano seguinte, 2025, sendo o último dos Toyota vendidos em nosso mercado a ganhar versão híbrida.
Ou seja: ainda vai levar cinco anos, mas um dia finalmente o nosso Yaris será igualado ao europeu.
Mas voltemos a falar do SUV: talhado para encarar Chevrolet Tracker, Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Nissan Kicks, VW T-Cross e cia., ele deve chegar já como uma atualização do recém-apresentado Yaris Cross gringo.
Por isso mesmo, tem boas chances de assim ser chamado em nosso mercado. Ainda não está claro se ele manterá os 4,18 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos do Yaris Cross europeu ou se terá dimensões mais generosas (como o segmento demanda).
Afinal, uma matriz modular permite ajustes do tipo sem elevar tanto os custos de desenvolvimento.
Não se espante se este futuro SUV ignorar os motores só a combustão e for lançado apenas em configuração 1.8 híbrida flex com 101 cv de potência combinada e 16,6 kgfm de torque (gerados pelo motor elétrico).
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.