Segredo: VW do Brasil desenvolve SUV derivado do T-Cross para a Europa
Utilitário baseado na plataforma do T-Cross será focado para mercados emergentes e usará variação ainda mais barata da MQB A0
O próximo SUV compacto da marca tcheca Škoda terá um pouco de DNA brasileiro. QUATRO RODAS pode afirmar que o modelo, chamado internamente de SK 216, tem parte de seu desenvolvimento feito pela Volkswagen do Brasil.
Contratos firmados entre a Volkswagen e fornecedores também indicam a produção de peças para o projeto, que será focado em mercados emergentes, como Índia e países do leste europeu.
Fontes ouvidas por nossa reportagem já haviam comentado sobre a presença de um estranho protótipo da marca da República Tcheca em áreas de engenharia da empresa.
Segundo nossos informantes, funcionários vêm usando o nosso T-Cross como ponto de comparação para desenvolver o Škoda.
A sinergia faz todo o sentido. O SK 216 é baseado na MQB A0, plataforma modular que estreou no Polo e também equipa o Virtus e T-Cross (projeto VW 216).
Segundo a imprensa indiana, porém, o SK 216 terá uma variante ainda mais barata da arquitetura modular, chamada MQB A0 IN.
Essa versão será altamente localizada, com ampla nacionalização de componentes para reduzir o custo de produção na Índia. Isso foi feito para viabilizar a produção da MQB A0 no país.
Cupê popular
Imagens vazadas na última semana revelaram o visual da versão cupê do Kamiq, SUV compacto-médio feito sobre a mesma plataforma do T-Cross.
O maior diferencial do Kamiq GT é o perfil acupezado da carroceria, feito obtido com novas superfícies metálicas e plásticas na coluna C, para-choques, faróis e lanternas.
O modelo chegará na China entre o final de 2019 e início de 2020 para disputar o crescente segmento de SUVs com perfil esportivo, mas em uma faixa de preço mais acessível.
A proposta é similar à do T-Sport (projeto VW 270/3 CUV), utilitário de visual esportivo que a Volkswagen lançará no Brasil em 2020. Essa repetição ajuda a explicar o compartilhamento de informações e técnicas entre a filial brasileira e tcheca.