A BYD terá uma frota com pelo menos 8 navios só para exportar seus carros. O primeiro até já esteve no Brasil e o segundo acaba de ter sua construção finalizada pelo estaleiro Guangzhou Shipyard International.
A nova embarcação RoRo (como são chamados os navios para transporte de carros) foi batizada de Hefei, nome da capital da província de Anhui, na China, e onde a BYD tem uma fábrica.
Esse navio tem os mesmos 199,9 m de comprimento e capacidade para transportar até 7.000 carros em cada viagem. Sua velocidade máxima é de 34 km/h (18,5 nós) e seus motores podem consumir tanto GNL (gás natural liquefeito) quanto óleo combustível.
O novo navio está com sua construção, no estaleiro, completa e já pode ser lançado ao mar. Contudo, ainda será necessário passar por uma série de testes de performance e segurança, como é praxe na indústria naval.
Aposta nos próprios navios
O aumento das exportações de carros chineses nos últimos anos está pressionando a logística marítima: em 2023, o aluguel desses barcos chegou a US$ 115.000 (R$ 628.300), num crescimento de 576% se comparado aos valores cobrados em 2019.
Prevendo isso a BYD, lá em 2021, encomendou a construção de quatro navios RoRo, a cerca de US$ 64 milhões (R$ 350 milhões) cada um. Depois pediu mais quatro, com espaço para 9.500 veículos. Resolveram se garantir para poder atender toda sua demanda internacional.
Essa estratégia também é usada pela Hyundai: em 2001, quando suas vendas começavam a engrenar, a fabricante sul-coreana estabeleceu a Hyundai Glovis, sua própria operadora logística. Hoje, sua frota é de 96 navios, sendo 60 para automóveis e 36 para conteiners.
No ano passado, a BYD passou a investir pesado no Brasil e tem conseguido uma boa participação nas vendas de carros híbridos e elétricos. Consequentemente, o crescimento nas vendas também aumentou a quantidade de carros importados.
Neste ano começou o aumento progressivo do imposto para carros eletrificados importados. Isso fez com que a BYD aumentasse a quantidade de importação antes do acréscimo dos impostos, gerando uma alta no frete marítimo e um pequeno conflito com outras importadoras, sejam elas do ramo automobilístico ou não.
Com mais um navio para sua frota, a marca pode passar a trabalhar com mais tranquilidade e aumentar a quantidade de veículos enviados de uma vez só. Já recebemos o Explorer 01 por aqui e dentro de mais alguns meses o cargueiro Hefei também deverá passar pelos portos brasileiros.