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Senado troca carros em meio a ajuste fiscal: sai o Fluence, chega o Sentra

Frota de 81 veículos será renovada após dois anos

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 14h40 - Publicado em 10 set 2015, 06h16
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    Apesar de pregar contenção de custos e realizar reajuste fiscal, o Senado iniciou nesta quarta-feira, 9 de setembro, o processo de renovação da frota de carros parlamentares. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, até a próxima sexta-feira os 81 Renault Fluence utilizados nos últimos dois anos serão substituídos por Nissan Sentra.

    A substituição dos veículos é realizada a cada dois anos e está prevista em contrato firmado com a empresa LM Transporte. O modelo de locação começou em 2011, sob a alegação de que alugar carros em vez de comprá-los ajudaria a conter gastos com manutenção e seguro. Com esta decisão, R$ 2,6 milhões teriam sido economizados desde 2011, segundo a Casa.

    A nova frota custará menos. Um Sentra 0km custa R$ 59,9 mil para pessoa física, enquanto um Fluence novo é vendido por R$ 72,2 mil. Apesar desta diferença de preços, o Senado realizou um reajuste de 6,5% no contrato – o segundo em quatro anos -, alterando o valor total de R$ 1,9 milhão para R$ 2,3 milhões.

    Desde 2011 o vínculo com a LM já foi prorrogado três vezes, sendo que neste período houve apenas um pregão para escolher a empresa com a melhor oferta. De acordo com a assessoria de imprensa do Senado, as sucessivas renovações foram realizadas com base na permissão da Lei de Licitações da prorrogação de contratos por até 60 meses, utilizando como pré-requisito condições e preços mais favoráveis. Esta prorrogação, aliás, seria a última realizada.

    Além do contrato firmado com a LM, outro contrato trata especificamente dos carros utilizados por Renan Calheiros. O presidente do Senado faz uso de três Hyundai Azera V6 (cada um deles avaliados em cerca de R$ 150 mil), sendo dois deles destinados aos seguranças de Calheiros. O vínculo assinado em 2013 junto à Rural Rental Service já foi prorrogado duas vezes, custando R$ 213,6 mil aos cofres do Senado em cada ocasião.

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