Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Skoda ensaia picape maior que a VW Tarok com projeto feito por estudantes

Protótipo tem fundo falso na caçamba e suspensão pensada para o off-road, mas não tem mudanças na mecânica

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 jun 2019, 14h54 - Publicado em 4 jun 2019, 14h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • skoda-mountiaq-2019 (2)
    Picape foi criada por estudantes da Skoda (Divulgação/Skoda)

    Um Skoda Kodiaq nada mais é do que um Volkswagen Tiguan simplificado pela fabricante tcheca.

    Derivada do Kodiaq, a picape conceitual Mountiaq teria tudo para ser maior do que a VW Tarok, picape derivada do SUV Tarek que deverá estrear no Brasil em 2020.

    Isso, se a Skoda realmente estivesse interessada em ter uma picape derivada da plataforma MQB.

    skoda-mountiaq-2019 (4)
    Protótipo tem apenas duas portas, que foram encurtadas (Divulgação/Skoda)
    Continua após a publicidade

    O Mountiaq é o resultado de um exercício feito pelos estagiários da Skoda.

    Todos os anos, desde 2014, eles são convidados a criar um protótipo. Desenham e constroem um carro baseado em algum modelo da marca. A picape exigiu 2.000 horas de trabalho de 35 estudantes, sendo 6 delas mulheres.

    skoda-mountiaq-2019 (3)
    Suspensão foi elevada em 10 cm (Divulgação/Skoda)
    Continua após a publicidade

    Para transformar o SUV médio nume picape, eliminaram as portas traseiras e encurtaram as dianteiras. O carro ainda foi alongado 30 cm, para chegar aos 5 m de comprimento, e recebeu reforços estruturais.

    Na falta do acesso à cabine pela caçamba, como há no conceito da Tarok, os estudantes da Skoda puseram três alçapões escondidos no assoalho da caçamba.

    skoda-mountiaq-2019 (5)
    Há porta-objetos escondidos no assoalho da caçamba (Divulgação/Skoda)
    Continua após a publicidade

    Na comparação com o Kodiaq, a picape também tem altura livre do solo 10 cm maior, por conta das modificações na suspensão e pelas rodas aro 17″ calçadas com pneus para uso off-road.

    Mas o motor segue as especificações convencionais: usa o 2.0 TSI em versão de 190 cv, semelhante a usada pelo Audi A4 no Brasil.

    skoda-mountiaq-2019 (1)
    Interior recebeu detalhes na cor laranja (Divulgação/Skoda)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.