A Volkswagen vem adotando soluções específicas para mercado específicos, especialmente no segmento do Volkswagen T-Cross. Basta ver que o modelo tem entreeixos mais curto na Europa, visual diferente na China e terá plataforma e nome diferente na Índia: será chamado de VW Taigun e baseado em versão própria da plataforma MQB A0 IN.
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Mas quem estreia essa plataforma desenvolvida exclusivamente para o mercado indiano é o Skoda Kushaq, uma versão simplificada do Skoda Kamiq vendido na Europa e que foi desenvolvido com ajuda da Volkswagen do Brasil.
O Kushaq tem dimensões semelhantes as do T-Cross brasileiro. O entreeixos tem os mesmos 2,65 m e a largura segue com 1,76 m, mas os para-choques exclusivos aumentam o comprimento em 2 cm, para 4,22 m. A altura é maior (1,61 m contra 1,57 m) e o vão livre do solo, levemente menor: 18,8 cm contra 19,1 cm do carro nacional.
Em 2018 a VW do Brasil firmou um contrato de desenvolvimento com a Skoda que tratava do projeto SK 216. Logo em seguida carros da fabricante tcheca passaram a ser usados pela engenharia da VW no Brasil, inclusive em testes de rua. A intenção era usar o nosso T-Cross (projeto VW 216) como ponto de comparação para desenvolver o Skoda.
O projeto envolveu as fábricas Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e de São José dos Pinhais (PR). Foram produzidos no Brasil protótipos, carrocerias e plataformas, a grande maioria com direção do lado direito, o que marca que o destino do trabalho era justamente o mercado indiano.
A sinergia fazia todo o sentido e ajudaria a chegar na plataforma MQB A0 IN, uma versão altamente localizada, com ampla nacionalização de componentes para reduzir o custo de produção na Índia, viabilizando a produção da MQB A0 no país.
O recente flagra do Volkswagen Virtus, um projeto brasileiro, em testes na Índia também sinaliza o futuro lançamento de um sedã exclusivo para o mercado local.
A despeito da simplificação, o Skoda Kushaq segue fielmente a atual linguagem de estilo da marca na Europa, com direito a faróis divididos e a grandes lanternas traseiras de leds. Por dentro, central multimídia de 10 polegadas, ar-condicionado automático digital com comandos sensíveis ao toque e bancos dianteiros ventilados estarão disponíveis. Mas o quadro de instrumentos não é digital.
A mecânica é similar, em partes, a oferecida no VW T-Cross no Brasil. As versões mais baratas do Kushaq terão motor 1.0 TSI a gasolina com 115 cv e 17,8 kgfm combinado com câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. Mas as versões mais caras usarão o moderno motor 1.5 TSI com sistema de desativação de cilindros, mas que gera os mesmos 150 cv e 25,5 kgfm do 1.4 TSI usado no Brasil. Contudo, o câmbio será manual de seis marchas ou DSG de sete marchas, com tração integral opcional.
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