Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Skoda Kushaq: como o Brasil ajudou a criar T-Cross mais simples para Índia

SUV baseado no T-Cross brasileiro teve protótipos com direção do lado direito montados em fábricas brasileiras

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 mar 2021, 16h26 - Publicado em 18 mar 2021, 12h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Skoda Kushaq
    Skoda Kushaq teve muitos de seus protótipos fabricados no Brasil (Divulgação/Skoda)

    A Volkswagen vem adotando soluções específicas para mercado específicos, especialmente no segmento do Volkswagen T-Cross. Basta ver que o modelo tem entreeixos mais curto na Europa, visual diferente na China e terá plataforma e nome diferente na Índia: será chamado de VW Taigun e baseado em versão própria da plataforma MQB A0 IN.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90.

    Mas quem estreia essa plataforma desenvolvida exclusivamente para o mercado indiano é o Skoda Kushaq, uma versão simplificada do Skoda Kamiq vendido na Europa e que foi desenvolvido com ajuda da Volkswagen do Brasil.

    Continua após a publicidade
    Skoda Kushaq
    Desenho das portas deixa evidente que a base é o T-Cross (Divulgação/Skoda)

    O Kushaq tem dimensões semelhantes as do T-Cross brasileiro. O entreeixos tem os mesmos 2,65 m e a largura segue com 1,76 m, mas os para-choques exclusivos aumentam o comprimento em 2 cm, para 4,22 m. A altura é maior (1,61 m contra 1,57 m) e o vão livre do solo, levemente menor: 18,8 cm contra 19,1 cm do carro nacional.

    Em 2018 a VW do Brasil firmou um contrato de desenvolvimento com a Skoda que tratava do projeto SK 216. Logo em seguida carros da fabricante tcheca passaram a ser usados pela engenharia da VW no Brasil, inclusive em testes de rua. A intenção era usar o nosso T-Cross (projeto VW 216) como ponto de comparação para desenvolver o Skoda.

    Continua após a publicidade
    Skoda Kushaq
    (Divulgação/Skoda)

    O projeto envolveu as fábricas Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e de São José dos Pinhais (PR). Foram produzidos no Brasil protótipos, carrocerias e plataformas, a grande maioria com direção do lado direito, o que marca que o destino do trabalho era justamente o mercado indiano. 

    A sinergia fazia todo o sentido e ajudaria a chegar na plataforma MQB A0 IN, uma versão altamente localizada, com ampla nacionalização de componentes para reduzir o custo de produção na Índia, viabilizando a produção da MQB A0 no país.

    Continua após a publicidade
    Skoda Kushaq
    (Divulgação/Skoda)

    O recente flagra do Volkswagen Virtus, um projeto brasileiro, em testes na Índia também sinaliza o futuro lançamento de um sedã exclusivo para o mercado local.

    A despeito da simplificação, o Skoda Kushaq segue fielmente a atual linguagem de estilo da marca na Europa, com direito a faróis divididos e a grandes lanternas traseiras de leds. Por dentro, central multimídia de 10 polegadas, ar-condicionado automático digital com comandos sensíveis ao toque e bancos dianteiros ventilados estarão disponíveis. Mas o quadro de instrumentos não é digital.

    Continua após a publicidade
    Skoda Kushaq
    (Divulgação/Skoda)

    A mecânica é similar, em partes, a oferecida no VW T-Cross no Brasil. As versões mais baratas do Kushaq terão motor 1.0 TSI a gasolina com 115 cv e 17,8 kgfm combinado com câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. Mas as versões mais caras usarão o moderno motor 1.5 TSI com sistema de desativação de cilindros, mas que gera os mesmos 150 cv e 25,5 kgfm do 1.4 TSI usado no Brasil. Contudo, o câmbio será manual de seis marchas ou DSG de sete marchas, com tração integral opcional.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    QR - CAPA 742 - FEVEREIRO

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.