As novas gerações dos smart fortwo e forfour usarão a plataforma do novo Twingo, conforme antecipamos no começo de fevereiro. A decisão faz parte de um acordo firmado entre a Daimler (proprietária da smart) e a Renault para trabalhar em cooperação no desenvolvimento de veículos compactos, e foi confirmada pela diretor administrativa da smart, Annette Winkler, à agência de notícias Automotive News Europe.
Entre as cláusulas previstas no contrato de três anos firmado entre as empresas, a Renault deve produzir o smart forfour em versões a gasolina e híbrida na fábrica de Novo Mesto, na Eslovênia. Lá, o compacto dividiria a linha de montagem com o novo Twingo.
Winkler afirmou que tanto o novo smart forfour quanto o Twingo serão lançados em 2014, um ano após o prazo informado anteriormente pela empresa. O modelo da Renault será vencido com tração traseira (em vez de dianteira) pela primeira vez desde seu lançamento, ocorrido em meados dos anos 90.
Com essa escolha, a Renault espera posicioná-lo como um produto diferenciado, tentando reverter o fraco desempenho da atual geração do Twingo, que ocupa uma modesta quarta posição no segmento de subcompactos, atrás de Fiat Panda, Fiat 500 e Volkswagen Up.