Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Sobe e desce: HR-V se mostra imune a crises

Vendas de SUV crescem mesmo em mau momento do mercado

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 25 mar 2024, 09h49 - Publicado em 2 set 2015, 16h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • impressoes

    Mais um mês encerrado, mais uma queda do número de veículos vendidos no mercado brasileiro. Apesar de esta ter sido a tendência em todos os segmentos em agosto, houve gratas exceções. Veja abaixo os modelos que se deram bem no período – e também os que desapontaram.

    SOBE

    Honda HR-V

    Um excepcional mês de agosto, com um aumento superior a 20% das unidades vendidas na comparação com julho. Pode parecer surreal que um modelo tenha tido tal desempenho no atual contexto do mercado automotivo brasileiro, mas o fato é que o Honda HR-V tem sido pouco atingido pela crise econômica. Foram 5.435 emplacamentos no período (contra 4.429 em julho), permitindo que ele fique com folga na primeira posição do segmento dos SUVs.

    Fiat Uno

    No segmento mais expressivo do mercado nacional, o dos hatches compactos, o Uno foi um dos poucos que não teve retração nas vendas em comparação com julho. Pelo contrário: foram quase 800 unidades a mais (6.918 a 6.162). É provável que parte desse bom desempenho deva ser atribuída a uma estratégia mais agressiva de marketing, com direito a um bom número de inserções comerciais na TV.

    Volkswagen Up!volkswagen-up-tsi.jpeg

    Outro caso de veículo que esteve em evidência ao longo de agosto. Nesse caso, o motivo foi o lançamento das versões equipadas com motor TSI de 105 cv, que também foi bastante explorado em termos publicitários. Assim, não é de se estranhar que o modelo de entrada da VW no Brasil tenha crescido tanto de julho para agosto: de 4.011 para 5.279 unidades.

    Continua após a publicidade

    DESCE Ford Kaford-ka.jpeg

    Não seria de se estranhar uma leve queda, já que a tendência de agosto foi essa para a maioria dos modelos. O problema é que a retração nas vendas do Ka não foi nada leve: de 9.281 em julho para 6.810 em agosto. Com isso, fechou o mês atrás do Uno, sobre o qual tinha obtido uma enorme vantagem no mês anterior (mais de três mil unidades).

    Ford Ka+ford-ka-1.jpeg

    Situação muito similar à do hatch. Praticamente todos os rivais do segmento caíram – dos principais, apenas o Renault Logan teve um discreto aumento nas vendas, mas o declínio do sedã compacto da Ford foi mais abrupto (de 4.132 para 2.467 unidades). Com isso, ficou apenas na sexta posição do segmento no mês.

    Honda Civichonda-civic.jpeg

    Não foi um mês animador também para os sedãs médios (com exceção do Cruze, que voltou a emplacar mais de mil unidades). Entretanto, o que teve as vendas mais afetadas no período foi o Civic, que caiu de 3.490 para 2.573 unidades negociadas. É menos da metade do primeiro colocado no segmento, o Toyota Corolla, que também caiu e, mesmo assim, teve 5.735 exemplares registrados.

    Continua após a publicidade

    LEIA MAIS:

    – Onix é o líder de vendas em um agosto muito fraco– Sobe e Desce: vendas de automóveis no mês de julho

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.