Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Perterbilt V8: empresário usa caminhão americano para viajar pelo Brasil

Empresário importa dos Estados Unidos caminhão com motor V8 18.0 de 600 cv para suas viagens de fim de semana

Por Isadora Carvalho
Atualizado em 27 nov 2020, 17h24 - Publicado em 16 out 2015, 21h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Sonho americano em forma de caminhão

    O empresário Luiz Loucatelli era fascinado por caminhões desde criança. Até que aos 18 anos, quando todos os seus amigos compravam automóveis, ele comprou um caminhão da Chevrolet seminovo para usar no dia a dia.

    Iniciava ali a sonhada profissão de caminhoneiro. “Dirigir um pesado é pura diversão. Para mim, não tem quarto tão aconchegante quanto a boleia”, diz o empresário.

    Sonho americano em forma de caminhão

    Em 1999, Loucatelli realizou um dos seus grandes sonhos ao comprar seu primeiro bruto antigo. Uma recompra, na verdade: “Localizei o segundo caminhão que tive na vida, um Chevrolet C60 1970. Nem pensei: fechei o negócio na hora.”

    Continua após a publicidade

    O reencontro levou o empresário a frequentar eventos de veículos antigos. “Em uma dessas ocasiões, fiz amizade com um colecionador que tinha experiência em importar clássicos pesados. Foi com ele que decidi ter um Peterbilt  V8, conhecido por ser um dos caminhões mais robustos e imponentes dos EUA.”

    Sonho americano em forma de caminhão

    Escolha feita, começava o garimpo nos Estados Unidos. Mesmo com o auxílio de colecionadores americanos, Loucatelli viu que sua própria exigência de um motor V8 dificultaria a missão. Após quase um mês de busca, ele voltou para o Brasil.

    Continua após a publicidade

    “Assim que cheguei, recebi uma ligação de lá. Haviam encontrado um Peterbilt 359, de 1980. De novo, bati o martelo na hora. Paguei US$ 15 000 pelo veículo e outros US$ 30 000 em impostos, taxas e o frete.”

    Sonho americano em forma de caminhão

    Um mês depois, com o caminhão no Brasil, Loucatelli viu que o chassi estava corroído e o motor e o câmbio necessitavam de retífica. A restauração de ambos consumiu um ano e meio.

    Continua após a publicidade

    “A maior parte desse tempo foi para retificar o motor, um Caterpillar V8 de 18 litros com 600 cv.”

    Na cabine, além da reforma geral do painel, a forração do teto ganhou leds. “Utilizei mais de 700 metros de fitas de leds e cerca de 100 pequenas lâmpadas no contorno da carroceria”, diz.

    Sonho americano em forma de caminhão

    Após o sonho realizado, a maior diversão de Loucatelli é pegar sua esposa e o Peterbilt e viajar pelo Brasil. Mas ele não matou a velha vontade de trocar o quarto pela boleia: “Nas viagens, são tantos curiosos que não consigo dormir no caminhão”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.