Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

SP: carros novos devem se livrar de inspeção veicular a partir de 2014

Projeto pode ser votado nesta quarta-feira

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 12h19 - Publicado em 20 mar 2013, 14h32
sustentabilidade

A partir de 2014, todos os veículos aprovados na inspeção veicular de São Paulo podem ficar isentos do pagamento da taxa de 47,44 reais. O novo projeto da base aliada ao prefeito Fernando Haddad (PT) também determina a obrigatoriedade da vistoria anual apenas para veículos com dez ou mais anos de uso.

Caso a nova proposta seja aprovada, carros com até três anos de uso ficarão livres da inspeção. “Entendemos que até esse período a garantia deva ser da fábrica”, afirmou o secretário municipal de Relações Governamentais, João Antonio (PT). Entre quatro e nove anos de uso, a vistoria seria realizada a cada dois anos e só após uma década de uso é que o proprietário teria de levar seu veículo para a inspeção uma vez por ano.

Além disso, o reembolso da taxa paga pelos motoristas que já fizeram a inspeção valerá a partir deste ano. O projeto prevê evitar transtornos no processo de restituição da taxa. A ideia é que apenas os donos de veículos reprovados precisem pagar pelo serviço, como uma espécie de punição.

O último pilar do projeto apresentado pela administração Haddad fala sobre o credenciamento de empresas para realização da inspeção, em caso de quebra de contrato com a Controlar. Se isso acontecer, apenas locais credenciados pela Prefeitura (e não oficinas mecânicas) poderão realizar o serviço, evitando que as autorizadas ofereçam serviços como o de mecânica.

A nova proposta atende a algumas reivindicações dos parlamentares dos partidos PV e DEM, que apoiam o prefeito Haddad. Apesar disso, a votação do projeto promete se estender por várias horas, principalmente pelo fato de a oposição já ter criticado as mudanças, alegando que as alterações são ilegais. Vereadores do PSDB e PPS se embasam em uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que obriga a realização da inspeção todos os anos. A oposição também deve apresentar um novo projeto, embora as chances de aprovação sejam mínimas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.