Meses após o anúncio do retorno ao Brasil, a SsangYong acaba de divulgar os preços dos modelos que começam a ser vendidos por aqui. Os valores começam em R$ 84.990 para o SUV compacto Tivoli, e chegam a R$ 129.990 para o SUV Korando e a picape Actyon Sports, ambos a diesel.
Todos os modelos serão oferecidos em duas versões, mas a SsangYong ainda não informou o conteúdo de cada um – o único item confirmado em todas as configurações é a central multimídia integrada com iOs e Android.
O design, com a grife italiana Pininfarina, ainda deve dividir opiniões aqui no Brasil, mas já mostra uma clara evolução em relação aos estranhos modelos do passado.
Com porte semelhante ao do Nissan Kicks (e preço 5 mil reais menor que o da versão intermediária SV do concorrente japonês), o Tivoli é equipado com motor 1.6 de 128 cv e 16,3 mkgf de torque, combinado com um câmbio automático Aisin de seis velocidades.
O Tivoli XLV é a versão familiar, com o mesmo conjunto mecânico, mas traseira alongada. Com isso, a capacidade do porta-malas pula de 423 para 720 litros. Ambos podem ser encomendados com diferentes combinações de cores entre a carroceria e o teto.
Já o Korando e a picape Actyon Sports são ambos movidos a diesel. O motor é um 2.2 no padrão Euro VI de emissões e consumo, com 178 cavalos, 41 mkgf de torque, câmbio automático de seis marchas e tração 4×4.
Lançado em 2010, o Korando é um veterano SUV de porte médio desenhado pelo italiano Giugiaro. Apesar de já sentir a idade, ele deve vir bem equipado, e por um preço quase 20 mil reais mais barato que o do concorrente direto, o Jeep Compass Longitude a diesel (R$ 146.490).
O mesmo valor de R$ 129.990 será cobrado pela picape média Actyon Sport. Com o mesmo conjunto mecânico do Korando, ela usa a arquitetura de carroceria sobre chassi (diferente do monobloco do SUV) e tem capacidade de carga de 1.000 quilos.
A representação da SsangYong no Brasil afirma que, até o final do mês de abril, a marca terá concessionárias na capital São Paulo, em Campinas, na Bahia (Salvador e Feira de Santana), no Distrito Federal, Rio Grande do Sul (Caxias do Sul) e Santa Catarina (Chapecó).
O planejamento prevê um mínimo de 30 concessionárias nesta primeira fase de operações. Clique aqui para ler nossas Impressões ao Dirigir com os quatro modelos.