A SsangYong não está em sua melhor fase. Do final do ano passado até agora enfrentou seu pedido de concordata, a demissão do próprio CEO depois de não conseguir um novo investidor e agora tem um empréstimo equivalente a R$ 1,35 bilhão com a Mahindra, que se tornou sua controladora. Justamente por isso há muita expectativa pelo SsangYong X200.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
As primeiras imagens divulgadas ainda são esboços do que viria a ser o primeiro protótipo do jipão sul-coreano. Mesmo assim, é importante por antecipar a nova identidade visual da fabricante, por mais que ela o assemelhe a um Troller T4.
Há elementos de estilo de outros carros da própria fabricante, também. Os faróis redondos do SsangYong X200 remetem aos primeiros Korando (que nada mais eram do que os Jeep fabricados na Coreia) e a grade encontra um jeito mais criativo de não imitar as sete fendas dos Jeep.
São os para-lamas robustos, as rodas grandes e os para-choques que estreitam a relação visual com os Troller brasileiros. Mas só o modelo sul-coreano tem capota de lona.
Se chegar às linhas de produção, o X200 poderia ser uma alternativa oriental aos Ford Bronco e Jeep Wrangler. A montadora provavelmente simplificaria o design para produzir o jipe, mas do jeito que está e com uma boa tração 4×4 seria capaz de renovar a imagem da fabricante. Mas essa responsabilidade poderá recair sobre os três novos carros elétricos que a SsangYong também tem nos planos.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital