Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Startup promete alinhamento da direção em tempo real e com o carro andando

Doftek criou sistema que pode ser instalado em qualquer carro e pode alterar cambagem e cáster com o carro em movimento para melhorar estabilidade e consumo

Por Igor Macário
3 ago 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (Doftek/Divulgação)
    Startup promete alinhamento da direção em tempo real e com o carro andando
    Ângulos da suspensão mudam de acordo com necessidade (Doftek/Divulgação)

    Imagine poder ajustar praticamente todos os ângulos da suspensão do carro de acordo com cada curva, automaticamente, em frações de segundo. É a proposta da startup australiana Doftek, que pretende melhorar o comportamento dinâmico e diminuir resistência à rolagem e até a temperatura de trabalho dos pneus.

    Publicidade

    A ideia não é nova, mas o “pulo do gato” da Doftek é ter criado um sistema que pode ser adaptado a qualquer suspensão convencional. Até então, esse tipo de ajuste foi apresentado em tipos de suspensão totalmente novos.

    Publicidade

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    Esses sistemas eram inovadores, mas caros e complexos demais para jamais terem chegado às linhas de produção.

    Publicidade

    O AWAS usa sensores pra medir acelerações, frenagens e inclinações laterais para ativar um sistema eletrômecânico que move toda a torre da suspensão. Assim, altera os ângulos de câmber e cáster com o carro em movimento.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A vantagem é manter sempre máximo contato dos pneus com o solo, melhorando o comportamento do carro. A empresa também afirma conseguir diminuir o consumo de combustível em carros com motor a combustão e aumentar a autonoma em elétricos.

    O sistema pode ser montado nos dois eixos e vem sendo testado na Austrália num Audi TT RS e num Mercedes-AMG GT S. Os dois modelos têm configurações de suspensão diferentes, o que ajuda os engenheiros a afinar o comportamento do sistema.

    Publicidade

    No Audi, o motorista pode escolher alguns parâmetros pré-definidos para como a suspensão deve se alinhar. No Mercedes, o funcionamento é totalmente automático, de acordo com a situação.

    A intenção da Doftek é fazer um sistema que possa integrar as configurações de fábrica do carro, e não um acessório para instalação posterior.

    Publicidade

    Segundo a empresa, há negociações avançadas com uma montadora europeia para usar o sistema em seus carros. O sistema será produzido em larga escala por uma sistemista fornecedora e entregue à montadora para instalação na linha de montagem.

    Continua após a publicidade
    doftek2
    Empresa garante melhoria no comportamento (Doftek/Divulgação)

    O AWAS é composto por uma central eletrônica e alguns componentes instalados na suspensão, como buchas e terminais específicos. Entretanto, outra vantagem é que praticamente não há aumento de peso no conjunto, o que elimina a necessidade de trabalho por parte da montadora para adaptar o carro ao AWAS.

    O sistema também funciona perfeitamente em conjunto com amortecedores reguláveis magneticamente e eixos traseiros direcionais, por exemplo.

    Continua após a publicidade

    A ideia vem sendo trabalhada pelos fundadores da Doftek desde 2016. O engenheiro Geoff Rogers teve a ideia ao se frustrar com a impossibilidade de alterar a geometria de suspensão de seu Audi TT para uso em pista.

    0
    (Doftek/Divulgação)

    Rogers se juntou à sua esposa Priscilla Rogers e ao engenheiro Paul Dowie para iniciar a empreitada. Os três são engenheiros mecânicos.

    Continua após a publicidade

    Enquanto as parcerias com sistemistas e montadoras não saem, o desenvolvimento do projeto conta com a ajuda de uma incubadora de projetos sustentada com recursos do governo australiano.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Startup promete alinhamento da direção em tempo real e com o carro andando
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.