Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Stellantis cancela de vez planos para nova geração da picape Dodge Dakota

Nova geração da Dakota era aguardada desde o fim do modelo em 2011. Jeep Gladiator deve preencher lacuna no mercado americano

Por Igor Macario
Atualizado em 13 Maio 2021, 15h01 - Publicado em 22 fev 2021, 21h28
Stellantis cancela de vez planos para nova geração da picape Dodge Dakota
Dakota chegou a ter mais uma geração posterior à vendida no Brasil (Divulgação/Dodge)

Desde que a Dodge Dakota saiu de linha lá em 2011 especula-se sobre uma nova geração da picape, que mesmo num curto período de tempo conseguiu reunir uma legião de fãs. No entanto, a Chrysler, e posteriormente a FCA, nunca concretizaram o retorno da Dakota, mesmo com o sucesso de modelos como a Ford Ranger e a Chevrolet Colorado nos Estados Unidos.

E agora parece que veio o derradeiro balde de água fria para quem ainda esperava ver uma nova Dakota. Com a união entre FCA e PSA, formando a Stellantis, aparentemente os planos de uma nova Dakota foram definitivamente enterrados.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Segundo o fórum GM Authority, a FCA até vinha formulando uma nova geração da Dakota, que poderia aproveitar a base da Jeep Gladiator, bem como o V6 Pentastar (já antigo) e câmbio de oito marchas.

Continua após a publicidade

Picape foi montada no Brasil por três anos. Uma vez lançada, a picape também poderia ter variantes mais fortes, ou com melhorias na suspensão e sobrenome Rebel, preparada para uso em pisos ruins e trilhas de alta velocidade.

No entanto, a Stellantis resolveu descartar o projeto. O GM Authority não falou nenhuma razão para o engavetamento da Dakota, mas o sucesso da Gladiator pode ter tornado o modelo desnecessário na linha, ainda que fosse uma rival perfeita para Ranger, Colorado e Toyota Tacoma.

Continua após a publicidade
dakota
Picape foi montada no Brasil por três anos (Divulgação/Dodge)

Embora tenha visual mais robusto que as rivais “convencionais”, a Gladiator acaba rivalizando também com essas picapes, e vem conseguindo boa participação no segmento. A líder disparada ainda é a Toyota Tacoma, mas a picape da Jeep se mantém próxima de Colorado e Ranger.

A Dakota chegou a ser produzida no Brasil em sua segunda geração, com direito a motores V6 e até V8 lá pelos anos 2000, na fábrica da Chrysler em Campo Largo (PR). Saiu de linha sem deixar substituta. O modelo ainda teve uma terceira geração nos Estados Unidos, que durou até 2011.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QR - CAPA 742 - FEVEREIRO
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.