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Stellantis contrata brasileiros para baratear desenvolvimento de carros

O grupo está investindo em engenheiros brasileiros e de outros países subdesenvolvidos por custarem até 30% menos que os americanos e europeus

Por João Vitor Ferreira
4 Maio 2024, 12h00
Fábrica de Pernambuco produz carros de Jeep, Ram e Fiat
Fábrica de Pernambuco produz carros de Jeep, Ram e Fiat (Divulgação/Stellantis)
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Instalar linhas de produção em países em desenvolvimento é uma estratégia antiga da indústria, não só da automotiva. No geral, as empresas ganham incentivos para se instalarem nesses locais e se aproveitam da mão-de-obra mais barata para reduzir custos.

Mas, de acordo com a Bloomberg, a gigante Stellantis está adotando a mesma estratégia também para o desenvolvimento. Segundo o site, a empresa dona de Jeep, Fiat, Peugeot, Citroën, Ram e outras marcas, tem buscado cada vez mais engenheiros em países como o Brasil, Índia e Marrocos. E o motivo é justamente o salário mais baixo desses profissionais.

“Sempre há mais potencial quando se trata de disciplinar custos. Vamos continuar a otimizar nossos custos de mão-de-obra”, disse a diretora-financeira Natalie Knight.

Fiat Titano ranch
Fiat Titano passou a ter projeto comandado pela equipe brasileira de engenharia (Divulgação/Quatro Rodas)

A publicação afirma que, enquanto os engenheiros de países menos desenvolvidos ganham salários de US$ 53.000 por ano (cerca de R$ 300.000), a empresa gastaria mais de US$ 150.000 (R$ 760.000) para contratar alguém nos Estados Unidos ou Europa.

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O motivo para isso seria a grande competitividade das montadoras chinesas. Atualmente, elas são as únicas que conseguem desenvolver e produzir carros elétricos pelo mesmo custo de um a combustão. Muito disso deve-se à mão de obra mais barata encontrada na China.

Essa mudança na visão da empresa já pode ser vista. No mês passado, a Stellantis demitiu cerca de 400 funcionários da sua sede americana em Auburn Hills, Michigan. Todos ocupavam cargos de engenharia, trabalhando em áreas como calibração de veículos e eletrônicos e controles.

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BIO-HYBRID STELLANTIS
Stellantis já anunciou a contratação de 500 engenheiros para Brasil, ao mesmo tempo que demitiu outros 400 nos EUA (Divulgação/Quatro Rodas)

Em contrapartida, a empresa anunciou que está contratando engenheiros eletrônicos no México. Enquanto isso, aqui no Brasil, a empresa pretende contratar mais 500 funcionários, todos para cargos de engenharia, segundo o Emanuele Cappellano, diretor de operações da América do Sul.

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Atualmente, a Stellantis já tem um quadro de aproximadamente 4.000 funcionários e boa parte dos engenheiros que operam por aqui trabalham também em projetos globais.

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