Stellantis investirá R$ 13 bi na Itália por novos Jeep Compass e Alfa Romeo
A empresa também prometeu um novo 500 elétrico, além de modelos Lancia, DS e compactos feitos em nova plataforma

A Stellantis tem passado por uma crise “política” nos últimos dias, com a renúncia de Carlos Tavares, o então CEO do grupo. Agora sob o comando de John Elkann, presidente do conselho administrativo, a empresa dá uma trégua às polêmicas e anuncia um investimento de 2 bilhões de euros na Itália, em 2025 – cerca de R$ 13 bilhões na moeda brasileira.
O aporte beneficiará várias marcas do grupo, como Jeep, Fiat, Alfa Romeo, Lancia e DS, além de garantir a operação de todas as fábricas italianas da empresa. O funcionamento da sede das marcas Fiat, em Turim, também estão em pé – embora a sede da Stellantis seja na Holanda.

A planta da Maserati, em Modena, por exemplo, será transformada em um novo centro para veículos de luxo e esportivos da Stellantis. Na comuna de Atessa, novas vans elétricas serão lançadas até 2027. Em Mirafiori, uma nova versão híbrida do Fiat 500 terá sua produção iniciada até o final de 2025, e permanecerá ativa ao menos até 2033.
Para a fábrica de Pomigliano D’Arco, a empresa promete dois modelos inéditos a partir de 2028, sobre a nova plataforma STLA Small. A nova plataforma ainda não foi oficialmente apresentada, o que deve acontecer entre o final de 2025 e o início de 2026. Sabe-se, porém, como o próprio nome sugere, que a nova base dará origem a modelos compactos, sempre híbridos e/ou elétricos.

A STLA Small também ficará responsável por substituir a atual CPM/e-CMP, usada atualmente para os Peugeot 208 e 2008, Citroën C3, C3 Aircross e Basalt. Ou seja, ela será utilizada nas próximas gerações ou sucessores destes modelos.
Já na planta de Melfi, a empresa anunciou a produção das versões híbridas e elétricas de lançamentos como Lancia Gamma, DS 7, DS 8 e, o mais importante deles, o novo Jeep Compass. No caso do Compass, que utilizará a nova plataforma STLA Medium, a chegada ao Brasil é mais do que certa. Mas deve ficar para 2026.

Por fim, a Stellantis deseja jogar holofotes sob a Alfa Romeo, que ainda não está em situação confortável no grupo. Tudo acontecerá na fábrica de Cassino, onde a Alfa Romeo terá três novos modelos de grande porte.
A partir de 2025, o Stelvio ganhará uma nova geração e, para 2026, está marcada a estreia de um substituto para o sedã Giulia. Tanto o Stelvio, quanto o sucessor do Giulia, serão híbridos e elétricos. Mais um modelo está nos planos da marca, mas este segue em segredo.