A semana mal começou, mas já sabemos que será bem movimentada. Ela concentra os lançamentos de Caoa Chery Arrizo 6, Volkswagen Nivus e Fiat Strada – estes dois últimos, grandes novidades do ano, junto com o novo Tracker.
A agenda começa pelo lançamento do Caoa Chery Arrizo 6 nesta quarta-feira (24). Sua missão é concorrer com Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze, no segmento de sedãs médios.
Para isso, a marca chinesa aposta nas maiores dimensões do segmento: 4,71 m de comprimento; 1,82 m de largura; entre-eixos de 2,67 m e generoso porta-malas de 570 litros.
Como comparação, o Corolla possui 4,63 m de comprimento; 1,78 m de largura; entre-eixos de 2,70 m e porta-malas de 470 litros.
Sob o capô, carrega motor 1.5 turbo flex de 147 cv e 21,4 kgfm de torque – compartilhado de Tiggo 5X e 7 – e combinado com o câmbio CVT que simula nove marchas.
Além disso, o sedã terá central multimídia de 9 polegadas com projeção de celulares via Android Auto e Apple CarPlay, seis airbags, sistema star-stop e câmera de ré de 360º para auxiliar manobras.
O modelo está sendo produzido na fábrica de Jacareí (SP), que retomou a suas operações no primeiro dia deste mês. A empresa ainda lançará o Tiggo 8 neste ano – os detalhes de Tiggo 8 e Arrizo 6 você acessa aqui.
O Volkswagen Nivus chega ao mercado logo em seguida, na quinta-feira (25), com o início da pré-venda de 1.000 unidades. Serão disponibilizados 800 unidades da versão Comfortline e 200 da Highline – os itens de série e opcionais das configurações podem ser vistos aqui.
Este será o primeiro SUV cupê compacto no mercado nacional e terá duas versões disponíveis para compra – pelo menos até o lançamento da versão para o público PcD, que deverá surgir até o final deste ano.
Em uma galeria exclusiva de imagens, feita pelo fotógrafo Fernando Pires, QUATRO RODAS exibiu todos os detalhes do modelo que mostrou identidade própria, mesmo compartilhando plataforma e peças do VW Polo.
A similaridade dos modelos não está apenas nas linhas da carroceria, já que o Nivus será equipado com motor 1.0 turbo flex de injeção direta de combustível que gera 128 cv e 20,4 kgfm, sempre alinhado ao câmbio automático de seis velocidades – mesmo conjunto disponível para as versões mais completas do hatch.
De acordo com apuração junto a concessionários, o veículo deverá custar a partir de R$ 90.000 – sem adição do pacote de opcionais – em sua variação mais básica, enquanto a topo de linha deve chegar por cerca de R$ 100.000.
O Nivus estreia a central multimídia VW Play. A tecnologia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, tem 10 polegadas e permite até compra de comida por app integrado à central.
No entanto, a inovação não sairá de série na versão de entrada, Comfortline. Nesta será preciso adquirir o Pacote VW Play & Tech – que ainda não teve valor divulgado.
Para encerrar a semana, a nova geração da Fiat Strada enfim terá seu lançamento oficial na sexta-feira (26). O modelo teve lançamento adiado devido a pandemia do novo Coronavírus, mas, como adiantou QUATRO RODAS em maio, será apresentada oficialmente nesta sexta.
Mesmo aos 21 anos, a picape é líder de seu segmento e terá dois motores, duas cabines e três versões nesta nova fase.
A Strada 2021 ainda tem dois ineditismos: a versão cabine dupla com quatro portas e a central multimídia com espelhamento sem fio para smartphones.
QUATRO RODAS colocou na pista as versões Endurance – de entrada, que deve ser a mais vendida – e a Volcano – topo de linha, disponível apenas em cabine dupla.
A central multimídia, que realiza o espelhamento sem fio de celulares e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, é item de série apenas na Volcano, sendo disponibilizada para as demais versões no pacote de opcionais “Pack Tech”.
A picape ainda ganhou o motor 1.3 Firefly do Argo, que gera 109/101 cv e 14,2/13,7 kgfm de torque, aposentando o E.torQ de 132/130 e 18,9/18,4 kgfm.
O site Carro Esporte Clube teve acesso a uma nota fiscal de compra da versão Volcano da Strada 2021. De acordo com a publicação, a configuração deverá partir de cerca de R$ 85.000 – como QUATRO RODAS já havia antecipado.
Os valores de cada variante deverá ser anunciado nesta sexta-feira. No entanto, é previsto que a configuração de entrada Endurance custe cerca de R$ 65.000 com cabine simples e R$ cerca de 72.000 com cabine dupla – sem adição dos pacotes de opcionais.
Na versão intermediária Freedom, os preços devem começar em aproximadamente R$ 73.000 na versão de duas portas em R$ 80.000 com quatro portas – também sem pacotes adicionais.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.