O MIIT, Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, divulgou as primeiras imagens do Volkswagen Tayron L. Apesar do nome diferente, aqui no ocidente ele será rebatizado com um bem mais conhecido: Tiguan.
Isso mesmo, o novo Volkswagen Tiguan Allspace, que até então representava uma versão maior do Tiguan europeu, será baseado em um modelo chinês feito pela joint venture FAW-VW. Ou seja, ele será um veículo diferente da nova geração do Tiguan europeu.
É por isso que o Tayron L também será o substituto do Tiguan Allspace, que voltou ao Brasil em maio deste ano.
Tiguan e Tayron L são carros diferentes mas compartilham visual semelhante. O design dos faróis, com assinatura que acompanha a ponta do capô, é basicamente o mesmo. O melhor jeito diferenciá-los é pelo para-choque, um pouco menor na versão padrão do mercado chinês. Entretanto, o desenho passa a ser bem parecido na versão R-Line, já que ela ostenta as mesmas aberturas laterais do europeu.
Um pequeno detalhe que também ajuda a distinguir os dois é o capô. Repare que no Tayron a linha da peça é mais alta, deixando um espaço entre ele e o conjunto óptico, algo que não ocorre no Tiguan europeu.
Na traseira as mudanças são um pouco mais nítidas. A régua preta que abriga as luzes é mais fina no Tayron e só abriga a metade superior do logo. Há também um vinco no centro do porta-malas e, logo abaixo, vemos escrito o nome do SUV. Por fim, o desenho interno das lanternas traseiras também é diferente.
As dimensões também mudam. O Tayron tem 4,68 m de comprimento (14 cm maior que Tiguan europeu), 1,85 m de largura (1 cm maior) e 2,79 m de entre-eixos (11 cm maior). Devido ao para-choque exclusivo, a versão R-Line mede 4,69 m de comprimento. É por causa do tamanho maior que o modelo é mais interessante para o mercado norte-americano.
Em relação ao trem de força, o MIIT divulgou que o SUV estará disponível em três opções. A primeira e mais básica usa o motor 1.5 turbo de 160 cv. As outras duas são baseadas no mesmo 2.0 turbo, que pode desenvolver 186 cv, na variante intermediária, ou 220 cv na mais potente.
Por enquanto não se fala em eletrificação do Tayron L na China. Por outro lado, quando ele chegar aos EUA nos próximos meses — já com o nome de Tiguan — espera-se que ele receba motorização 2.0 turbo com hibridização moderada e até plug-in
Vale ressaltar que na Europa todas as versões a gasolina são eletrificadas. Elas trazem um motor 1.5 que pode ser combinado a um sistema híbrido leve de 48 volts para entregar até 150 cv. Acima dele, também utilizando o 1.5 TSI, a versão eHybrid plug-in tem variantes de até 272 cv, sempre equipado com bateria de 19,7 kWh e com até 100 km de autonomia no modo elétrico.
Existe ainda especulações de que o Tayron L também chegue à Europa. Ele não substituirá o Tiguan atual, mas será posicionado acima do SUV, recebendo o nome de Tiguan Allspace, mas nada foi confirmado oficialmente pela Volkswagen.