O Pagani Huayra completou 10 anos de existência em 2021 e ganhou até uma edição comemorativa chamada Pacchetto Tempesta (em tradução livre, “pacote tempestade”).
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 12,90
Agora, pode ser que a produção do superesportivo esteja próxima ao seu fim. Ele poderá passar pelo mesmo processo que o Pagani Zonda, cuja produção foi encerrada em 2011 mas algumas unidades pontuais ainda foram feitas para algum endinheirado misterioso.
Esse pode ser o futuros do Huayra. A versão R do superesportivo, que é permitida apenas em pistas, entrega alguns possíveis detalhes do sucessor do modelo, o carro com codinome C10.
O próprio fundador da marca, Horacio Pagani, deu uma declaração à Quattroruote sobre as especificações do novo carro. O superesportivo ainda sem nome terá um motor AMG V12 6.0 totalmente atualizado. Ele foi desenvolvido ao longo de seis anos e será oferecido junto a um câmbio manual de seis velocidades ou uma transmissão sequencial.
Uma das grandes novidades é a presença do câmbio manual. O próprio Pagani afirmou que, por conta do Huayra não contar com essa opção, muitos clientes deixaram de adquirir o modelo.
Parte do desenvolvimento do superesportivo envolveu diminuiu a diminuição do seu peso e, por isso, a potência do C10 não deverá aumentar tanto quando comparada ao do Huayra. Os boatos indicam que o modelo terá um ganho de 40 cv, mas que não ultrapassará a casa dos 900 cv ao todo.
Se o peso foi muito importante no desenvolvimento do novo carro, é possível descartar a existência de uma motorização híbrida ou elétrica, já que são pesadas, certo? Aparentemente sim. O plano da Pagani é entregar um modelo elétrico em 2024, mas o foco atual é no desenvolvimento do C10. Ele será lançado em 2022 e deverá contar com uma produção entre 280 e 300 exemplares.