A Ferrari está entrando na febre dos SUVs, mas não vai fugir tanto à sua tradição. O próprio CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, confirmou que a inédita Ferrari Purosangue terá motor V12 aspirado sem qualquer eletrificação, em vez de motores menores com turbo e sistemas híbridos.
A estratégia é bem diferente daquela adotada pelos concorrentes diretos, Lamborghini Urus e Aston Martin DBX, que têm motor V8. O SUV da Ferrari ainda será mais potente que eles.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Segundo Vigna, várias opções de mecânica foram consideradas para o SUV. Porém, após vários testes concluíram que o V12 era a melhor opção, pelo desempenho e pela experiência de direção que ele poderia oferecer. Atualmente, apenas a Ferrari 812 usa o motor V12, enquanto os outros carros da marca usam V8 ou V6 turbo. O 812 Competizione chega a 830 cv, enquanto o GTS chega a 800 cv.
Sabendo disso, é de se esperar que o Purosangue seja capaz de superar esses numeros. Provavelmente sua arquitetura será baseada na Ferrari Roma, cujo motor é central dianteiro, atrás do eixo dianteiro para manter uma boa distribuição de peso.
O SUV poderá ter variantes de tração traseira, como a Roma, mas a tração nas quatro rodas seria o padrão. Seus concorrentes diretos têm tração nas quatro rodas, inclusive o Bentley Bentayga e o Rolls-Royce Cullinan também, com direito a motor V12.
Poucas coisas foram reveladas sobre a Purosangue além de um teaser com uma data aproximada de lançamento. Sua apresentação e início de produção será ainda em 2022.