SUV de sete lugares da Citroën é flagrado em testes na Índia
Modelo deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2023, mas pode estrear no mercado indiano já no começo do ano
A Citroën anda desenvolvendo um SUV compacto de 7 lugares, um pouco mais longo que o C3 e com um design diferente. O carro foi visto em testes na Índia onde estava com alguns detalhes expostos.
Por ter sido flagrado nas ruas indianas, seu lançamento deve ser primeiro lá, logo no começo do ano que vem. Porém, o veículo deve ser visto no mercado brasileiro por volta de 2023 e é o segundo produto do projeto C-Cubed.
Em flagras recentes, feitos pelo canal The Car Show, mostram o veículo sendo descarregado do caminhão e colocado junto de um hatch, assim conseguimos ver bastante a diferença de tamanho entre eles. A maior diferença é o quanto o SUV é maior na parte traseira, tendo um balanço bastante esticado, além de estar mais longe do chão justificando o nome de utilitário.
Produzido na plataforma CMP que também serve de base para o hatch, o SUV aparentemente segue com os 2,54 metros de entre-eixos, podendo passar dos 4 metros de comprimento. Considerando o tamanho do veículo, a terceira fileira será para crianças ou pessoas de estatura menor. O porta-malas também será pequeno, por volta de 80 litros de capacidade já com os sete bancos montados.
As rodas também devem ser maiores, considerando as imagens, elas devem ter 16”. O lado é quase o mesmo até a coluna B, quando um novo painel e vidro para a porta traseira são utilizados. Já na dianteira o para-choque aparenta ter sido levemente redesenhado, onde a grade tem elementos menores e as luzes de neblina estão deslocadas para baixo.
Quanto ao nome, ainda há apenas rumores. Alguns dizem que a Citroën vai seguir por um nome conhecido chamando-o de C3 Aircross, o que encaixa considerando que esse nome já foi usado no Brasil. Outra que apareceu na mídia indiana é C3 Plus, o que faz mais sentido para a Índia por rivalizar com o Datsun Go Plus.
E se tratando de motorização, na Índia fala-se de usar os motores 1.2 aspirado e turbo do C3 hatchback, enquanto no Brasil a Stellantis deve usar o 1.6 aspirado em versões de entrada, rendendo 113 cv e as mais caras ficam com o 1.0 turbo, de 130 cv.
A Citroën reafirmou que o SUV compacto deve ser lançado lá para 2023 e em 2024 um sedã terá sua vez. Na Índia, o SUV deve chegar no começo do ano, enquanto no mercado brasileiro ficará pro segundo semestre. Mais detalhes sobre o veículo devem ser revelados ainda em 2022.