SUVs líderes perdem mais valor que franceses e chineses, diz consultoria
Renegade, Compass, Creta e Kicks ficam para trás em ranking de depreciação de SUVs no semestre. Peugeot 3008 surpreende na liderança
Os SUVs ganham cada dia mais mercado no Brasil. São veículos que dão maior status e mais visibilidade na direção e, com isso, vêm se destacando cada vez mais nos rankings de vendas de veículos novos.
Isso é comprovado pela tabela de emplacamentos da Fenabrave (associação nacional dos concessionários), que aponta que cinco dos 20 veículos mais vendidos em território nacional, durante o primeiro semestre de 2019, são do segmento.
Mas, na compra do SUV, será que alguém pensa na depreciação, ou seja, na perda de valor a partir da compra em relação ao mesmo ano-modelo zero-quilômetro?
A KBB Brasil divulgou uma pesquisa nesta semana que indica o quanto os principais SUVs do país depreciaram durante o primeiro semestre deste ano. Mais de 400 versões de veículos com ano e modelo 2019 que foram comprados como zero-km.
Para realizar o estudo, foram comparados os valores dos veículos no momento da compra e seu valor após seis meses, sempre no comparativo com um modelo similar, incluindo o mesmo ano-modelo, só que zero-km.
QUATRO RODAS levou em consideração apenas SUVs compactos e médios de marcas generalistas ou premium, sem levar em conta os modelos voltados aos segmentos de luxo.
A primeira surpresa: o Peugeot 3008 foi o modelo que teve melhor desempenho na pesquisa: sua depreciação foi de meros 4,01%, em média, por unidade emplacada.
Enquanto isso, o Ford EcoSport foi o grande destaque negativo da pesquisa, perdendo 13,57% do seu valor de compra seis meses depois de ter sido adquirido em 2019.
Outra informação que chama a atenção é que a Jeep, marca que detém a liderança nas vendas de SUVs no país, viu seus dois principais modelos constarem entre os mais depreciados.
O Renegade, líder de vendas no ano até o momento com quase 40 mil unidades vendidas, deprecia 8,27% no primeiro semestre. Já o irmão maior Compass, vice-líder no ano, com pouco mais de 34 mil unidades emplacadas, perde em média 9,19% de valor no período.
Nissan Kicks e Hyundai Creta, terceiro e quarto SUVs mais vendidos no semestre, também deixaram a desejar com uma perda de -7% e -9,69% do valor entre janeiro e junho de 2019, respectivamente.
A exceção foi o Honda HR-V, quinto utilitário esportivo mais emplacado no ano e sexto no ranking da KBB.
Outras presenças surpreendentes: o Citroën C4 Cactus, outro modelo da francesa da PSA, na terceira posição; os chineses Lifan X80 e X60 em quarto e quinto lugares. E o esquecido Chevrolet Tracker na segunda colocação.
Entre as marcas, a Hyundai foi a fabricante com a pior perda média, tendo dois de seus três modelos com cerca de 10% de depreciação.
Marca/Modelo | Depreciação entre jan/19 e jun/19 |
Peugeot 3008 | -4,01% |
Chevrolet Tracker | -4,06% |
Citroën C4 Cactus | -4,50% |
Lifan X80 | -4,52% |
Lifan X60 | -4,90% |
Honda HR-V | -5,04% |
Hyundai ix35 | -6,08% |
Honda WR-V | -6,55% |
Caoa Chery Tiggo 2 | -6,70% |
Nissa Kicks | -7,00% |
Suzuki Jimny | -7,33% |
Mitsubishi ASX | -7,44% |
Renault Captur | -7,55% |
Caoa Chery Tiggo 5x | -7,63% |
JAC T40 | -7,85% |
Peugeot 2008 | -7,93% |
Suzuki Vitara | -8,06% |
Jeep Renegade | -8,27% |
Kia Sportage | -8,27% |
Jeep Compass | -9,19% |
Chevrolet Equinox | -9,42% |
Hyundai Creta | -9,69% |
Hyundai New Tucson | -10,57% |
Suzuki S-Cross | -12,26% |
JAC T50 | -13,25% |
Ford EcoSport | -13,57% |