Suzuki Jimny alongado faz fila de três anos e meio em quatro dias no Japão
Batizado de Jimny Nomade no mercado japonês, o modelo teve seus pedidos e eventos de exposição interrompidos

Lançado há dois anos na Índia, onde é produzido, o Suzuki Jimny de cinco portas só chegou no Japão há poucos dias, e com o sobrenome Nomade. Mas nem a Suzuki esperava tamanho sucesso em sua terra natal: com encomendas equivalentes a três anos e meio de produção, a marca precisou suspender os pedidos do modelo.
Nos primeiros quatro dias de vendas, o Jimny Nomade acumulou aproximadamente 50.000 encomendas no Japão, número muito superior às 1.200 unidades mensais destinadas ao mercado japonês pela fábrica de Gurugram, na Índia. Além do Japão, a unidade também exporta para o Sudeste Asiático, África do Sul, América Latina e Oriente Médio.

Ou seja, a demanda pela versão estendida do jipinho leva a uma fila de espera de cerca de três anos e meio – e as entregas para os pedidos já feitos estão previstas para começarem no dia 3 de abril. Com isso, a Suzuki optou por bloquear novos pedidos, sem prazo para retomada, e por cancelar todos os eventos de demonstração do modelo no país, já que eles demandariam unidades que, no lugar, poderão ser enviadas aos clientes.

A marca publicou um pedido de desculpas aos potenciais clientes do Jimny Nomade em seu site oficial, no Japão, agradecendo ainda pela intenção de compra.
“O Jimny Nomade foi extremamente bem recebido por muitos clientes, com pedidos que excederam em muito nossa capacidade de produção. Como resultado, suspenderemos os pedidos por enquanto. Informaremos você novamente sobre a retomada de pedidos, levando em consideração as condições futuras de produção, etc. Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente causado e agradecemos sua compreensão”, diz a nota.

O Jimny Nomade parte de 2.651.000 de Ienes, no Japão, algo em torno dos R$ 101.000 em conversão direta para a moeda brasileira – cerca de R$ 21.500 a mais do que a versão Sierra convencional, de três portas. Além dos preços, o modelo tem como maior diferença o entre-eixos alongado em 34 cm, chegando aos 2,59 metros e, assim, adicionando duas portas traseiras.

Também houve melhora na capacidade do porta-malas do Jimny com as novas dimensões, enquanto o ângulo de transposição foi ligeiramente prejudicado, em 3°. Agora, são 25°. Os ângulos de entrada e saída, porém, foram mantidos em 36° e 47°, respectivamente.
Não muda também o motor do modelo, que segue o mesmo 1.5 aspirado de 105 cv e 13,7 kgfm, que pode ter câmbio manual de cinco marchas ou automática de quatro marchas. A tração é sempre 4×4.