Swigz: elétricas superam 300 km/h
Moto elétrica projetada e pilotada por Chip Yates alcança 190,6 mph na milha

O designer de veículos elétricos e piloto Chip Yates atingiu no último dia 10 de abril uma marca histórica ao conduzir a sua Pro Racing SWIGZ.COM, empurrada por um propulsor elétrico desenvolvido pela empresa do Colorado UQM Technologies, até a fantástica marca de 190,6 mph (306,7 km/h) na distância de uma milha, no aeroporto de Mojave, na Califórnia.
Note na foto a altura da rabeta, que chega a lembrar um baú de nossos motoboys, onde estão acondicionados vários conjuntos de baterias.
“Nosso projeto ainda vai percorrer um longo caminho até cumprir seu objetivo final, que é demonstrar que os veículos elétricos podem atingir o máximo desempenho e competir diretamente contra veículos movidos a gasolina, quando bem projetados e executados”, garante Yates.
O próximo passo de Chip Yates e sua equipe será adaptar a unidade elétrica UQM para uma superbike elétrica com a qual pretende participar da próxima edição do Pikes Peak International Hill Climb, em 26 de junho próximo.
Como Yates não cumpriu os dois sentidos da pista de Mojave, pré-requisito para que um recorde seja registrado, essa marca ainda é considerada extra-oficial, mas ele garante estar se preparando para, em breve, superar a barreira da 200 mph.
Conheça mais sobre Chip Yates e seus projetos no site e assista ao vídeo “on board” da marca de 306,7 km/h.