Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

T-Prime antecipa o futuro SUV top de linha da Volkswagen

O conceito (de mais de 5 metros) dará vida a um modelo maior, mais luxuoso e caro em relação ao atual Touareg

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 23 nov 2016, 20h57 - Publicado em 25 abr 2016, 16h39
VW T-Prime Concept GTE
Volkswagen T-Prime Concept GTE tem 5,06 metros, ou seja, 26 centímetros a mais que o atual Touareg ()

Se depender da Volkswagen, o segmento dos SUVs terá opções para todos os gostos e bolsos. Desde 2011, ao menos dez conceitos de utilitários esportivos foram apresentados pela marca, sendo que alguns deles, como o Taigun, acabaram sendo engavetados. Com a abertura do Salão de Pequim, na China, mais um modelo foi revelado: o conceito T-Prime GTE, que adianta um inédito SUV topo de linha.

O primeiro impulso é pensar que o T-Prime é a versão conceitual da próxima geração do Touareg, mas não é. Ele representa o que será um utilitário ainda maior, mais caro e luxuoso em relação ao que a VW já teve em sua gama — segundo a fabricante, é “um dos carros mais avançados no mundo”. São 5,06 metros de comprimento, enquanto o atual Touareg chega a 4,80 metros. Apesar disso, pelo menos em sua fase conceitual, ele oferece apenas quatro lugares, com bancos individuais na traseira. 

Continua após a publicidade
VW T-Prime Concept GTE
Traseira tem lanternas com linhas arredondadas e novo padrão de luzes ()

Visualmente, o T-Prime não foge do trivial da marca, mas revela mudanças nas diretrizes de design da mesma. Na dianteira, os faróis se ligam à grade, que deixa de ser apenas uma faixa retangular para tomar mais espaço na porção frontal. O para-choque tem grandes aberturas. Atrás, as lanternas adotam linhas mais arredondadas e com novo padrão de iluminação, além de darem origem a vincos laterais marcantes. As rodas são de 22 polegadas. No geral, os traços do modelo de produção não deverão sofrer grandes mudanças. 

VW T-Prime Concept GTE
O interior tem duas telas: uma de 12 polegadas para o quadro de instrumentos e uma de 15 para o sistema de entretenimento ()
Continua após a publicidade

O interior é a parte mais conceitual do SUV, com comandos e telas 100% digitais. Uma tela de 12 polegadas substitui o quadro de instrumentos, enquanto a central multimídia é representada por uma tela sensível ao toque e curva de 15 polegadas. O restante dos botões espalhados pela cabine também são sensíveis ao toque, inclusive os do volante. 

A plataforma do conceito, assim como deverá ser no modelo final, é a mesma dos novos Audi Q7 e Bentley Bentayga, a MLB. Com isso, o T-Prime é movido por um conjunto híbrido formado por um motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina e um elétrico que, juntos, entregam 380 cv de potência e 71,3 mkgf de torque. A transmissão é automática de oito marchas e a tração é integral. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.