Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

T-Prime antecipa o futuro SUV top de linha da Volkswagen

O conceito (de mais de 5 metros) dará vida a um modelo maior, mais luxuoso e caro em relação ao atual Touareg

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 23 nov 2016, 20h57 - Publicado em 25 abr 2016, 16h39
VW T-Prime Concept GTE
Volkswagen T-Prime Concept GTE tem 5,06 metros, ou seja, 26 centímetros a mais que o atual Touareg ()

Se depender da Volkswagen, o segmento dos SUVs terá opções para todos os gostos e bolsos. Desde 2011, ao menos dez conceitos de utilitários esportivos foram apresentados pela marca, sendo que alguns deles, como o Taigun, acabaram sendo engavetados. Com a abertura do Salão de Pequim, na China, mais um modelo foi revelado: o conceito T-Prime GTE, que adianta um inédito SUV topo de linha.

O primeiro impulso é pensar que o T-Prime é a versão conceitual da próxima geração do Touareg, mas não é. Ele representa o que será um utilitário ainda maior, mais caro e luxuoso em relação ao que a VW já teve em sua gama — segundo a fabricante, é “um dos carros mais avançados no mundo”. São 5,06 metros de comprimento, enquanto o atual Touareg chega a 4,80 metros. Apesar disso, pelo menos em sua fase conceitual, ele oferece apenas quatro lugares, com bancos individuais na traseira. 

Continua após a publicidade
VW T-Prime Concept GTE
Traseira tem lanternas com linhas arredondadas e novo padrão de luzes ()

Visualmente, o T-Prime não foge do trivial da marca, mas revela mudanças nas diretrizes de design da mesma. Na dianteira, os faróis se ligam à grade, que deixa de ser apenas uma faixa retangular para tomar mais espaço na porção frontal. O para-choque tem grandes aberturas. Atrás, as lanternas adotam linhas mais arredondadas e com novo padrão de iluminação, além de darem origem a vincos laterais marcantes. As rodas são de 22 polegadas. No geral, os traços do modelo de produção não deverão sofrer grandes mudanças. 

VW T-Prime Concept GTE
O interior tem duas telas: uma de 12 polegadas para o quadro de instrumentos e uma de 15 para o sistema de entretenimento ()
Continua após a publicidade

O interior é a parte mais conceitual do SUV, com comandos e telas 100% digitais. Uma tela de 12 polegadas substitui o quadro de instrumentos, enquanto a central multimídia é representada por uma tela sensível ao toque e curva de 15 polegadas. O restante dos botões espalhados pela cabine também são sensíveis ao toque, inclusive os do volante. 

A plataforma do conceito, assim como deverá ser no modelo final, é a mesma dos novos Audi Q7 e Bentley Bentayga, a MLB. Com isso, o T-Prime é movido por um conjunto híbrido formado por um motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina e um elétrico que, juntos, entregam 380 cv de potência e 71,3 mkgf de torque. A transmissão é automática de oito marchas e a tração é integral. 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.