A Fiat divulgou hoje o primeiro video-teaser do novo hatch Argo, que deve ser apresentado oficialmente em junho. Ao mesmo tempo, a equipe de QUATRO RODAS flagrou unidades do carro em um evento realizado no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR).
No vídeo, é possível fazer as primeiras observações reais do visual definitivo do Argo – até agora visto apenas com disfarces. Os faróis (halógenos) possuem DRLs de leds na parte superior (como na Toro), mas o formato do conjunto óptico e da grade lembram mais o do Mobi.
O capô possui um vinco em V que continua pelo teto. Há um ressalto estilístico entre o para-brisa e o teto. Num dos frames que mostram o para-brisa, é possível observar a tela da central multimídia em posição elevada e o que parece ser um projetor logo à frente do motorista (o que pode indicar um improvável Head-Up Display, hoje oferecido apenas em modelos de luxo).
Outra cena mostra o conta-giros ladeado por uma tela de computador de bordo à esquerda que, no frame, exibe indicador de marcha (ou seja: ele terá opção de câmbio automático ou automatizado) e o nível de combustível. Pelo detalhe, dá para perceber que o painel de instrumentos será o mesmo da Fiat Toro.
A traseira tem um spoiler no teto e lanternas de formado ovalado com as luzes de direção no centro, diferentes do formato em L exibido pelo Tipo hatch europeu, além de um grande logotipo Fiat no centro. A ponteira de escapamento que aparece no vídeo é retangular, indicando que se trata da versão Sporting.
No Paraná, onde flagramos unidades do Argo participando de um evento voltado para concessionários, é possível ver a lateral sem nenhum disfarce. Um forte vinco marca a parte inferior, criando a impressão de que o carro é mais largo na base e não na linha de cintura, com vinco mais suave.
Os vidros laterais traseiros possuem vigia na parte posterior, e os retrovisores trazem repetidores de seta – alguns eram pintados na cor dos carros, outros aparentavam um acabamento grafite.
Os exemplares rodando no autódromo traziam três tipos distintos de rodas, duas delas de tamanho superior. Uma delas (foto acima) é semelhante à de aro 16 oferecida como opcional para o Grand Siena Essence. As outras duas são inéditas – a menor, provavelmente aro 15, parece com as do Hyundai HB20.
Com a missão de substituir Palio e Punto, o Argo, que até agora era chamado pelo nome do projeto, X6H, terá uma gama abrangente: a versão de entrada terá motor 1.0 Firefly de três cilindros, com 77 cv, e 1.3 Firefly de quatro cilindros e 109 cv, com transmissão manual e automatizada Dualogic.
As versões mais caras terão o motor 1.8 E. TorQ Evo de 139 cv, com transmissão manual ou automática de seis marchas. Entre os equipamentos, pode-se esperar central multimídia, sistema start-stop e controle de estabilidade, entre outros.
Os preços das diferentes versões também ocuparão uma ampla faixa de mercado, que hoje é ocupada por Palio e Punto, ou seja: entre R$ 45.000 e R$ 60.000.