O uso da transmissão manual está em declínio em todo o mundo. Até modelos esportivos estão abrindo mão desse tipo de caixa. No Canadá, o departamento de trânsito não aplica mais provas de habilitação em veículos com essa configuração.
A eletrificação dos automóveis, ao contrário, é um assunto em expansão. A Volvo afirmou que só fabricará carros elétricos e híbridos a partir de 2040, e a França já anunciou a proibição de veículos a combustão….
Mas… o que o câmbio manual tem a ver com carro híbrido. Bem, hoje todos os elétricos ou híbridos utilizam transmissão automática por causa de uma dificuldade técnica – fato que, sozinho, torna sombrio o futuro do pedal de embreagem.
Uma tecnologia da sistemista alemã Schaeffler pode dar um último suspiro à transmissão manual. A empresa desenvolveu um módulo que permite uso desse tipo de caixa em veículos híbridos.
Chamado de P2, este módulo tem duas embreagens: uma de desconexão convencional, para desacoplar motor e câmbio, e uma embreagem de impacto que é usada para suavizar as vibrações quando o motor é reiniciado.
Dentro deste módulo há um motor elétrico, disponibilizado em duas potências: 16 cv e 10,2 mkgf, e 63 cv 16,3 mkgf.
Esse pequeno motor elétrico é capaz de impulsionar o veículo em baixas velocidades (até 48 km/h), como no anda-e-para do tráfego urbano. Nesta condição, o equipamento não requer a troca de marchas, nem o uso da embreagem.
A novidade também pode ser usada para movimentar o carro quando o sistema de estacionamento automático estiver em uso.
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Por meio do sistema de navegação GPS, o carro poderia se adaptar ao relevo do caminho. Aproveitaria o impulso nas descidas ou os trechos planos para deixar o motor trabalhando em marcha lenta ou até mesmo desligá-lo.
O sistema P2 da Schaeffler é projetado para sistemas elétricos de 48 volts, considerado como o próximo passo da indústria automotiva.
Ele facilita a instalação de dispositivos elétricos mais potentes, como motores elétricos e baterias com capacidade maior.
De acordo com a Schaeffler, são poucas as mudanças necessárias para introduzir o P2 em carros com câmbio manual já existentes. Uma das vantagens é que ele não requer resfriamento com água, como alguns sistemas híbridos. E pode ser combinado com caixas automatizadas simples.
A alemã diz que seu sistema pode reduzir o consumo de combustível de carros manuais em até 20%. O P2 será fabricado primeiramente na China, onde o mercado de carros elétricos e híbridos é forte e, principalmente, os motoristas dirigem mais devagar.
O último sistema híbrido compatível com uma transmissão manual foi o Integrated Motor Assist, da Honda, usado no CR-Z.
Na verdade, tratava-se de um semi-híbrido: o motor elétrico não trabalhava sozinho e o motor a gasolina nunca era desligado.