Desde que foi apresentada, em 2019, a Tesla Cybertruck vem sendo aguardada ansiosamente; tanto por quem gostou quanto por quem quer ver a ousada picape elétrica simplesmente saindo do papel. Todos precisarão de mais paciência, pois a Cybertruck foi adiada mais uma vez e será lançada, no mínimo, em 2024.
A má notícia foi dada pelo próprio Elon Musk, que vem dividindo as atenções entre a Tesla e o Twitter. Em uma reunião com investidores, o bilionário anunciou que as primeiras unidades devem sair já neste ano — provavelmente exemplares de teste e controle de qualidade. A produção em série ficará para o ano que vem.
A Cybertruck poderá ser produzida quase que exclusivamente na fábrica da Tesla no Texas. O ferramental necessário para sua fabricação já está sendo instalado, mas, até que isso se transforme em volume real, é um caminho longo.
A carroceria completamente incomum da caminhonete também deve complicar as coisas, uma vez que processos de estruturação e certificação precisarão de maior cuidado. “É bem lento no começo”, explicou Musk sobre os preparativos para montar um novo modelo dentro do padrão exigido.
Perdeu o timing?
Esse não é o primeiro atraso no lançamento da Cybertruck, pelo contrário. Após atrair olhares do mundo em 2019, na sua apresentação, a picape já foi adiada por pelo menos três vezes.
O prazo de 2021 foi estendido por conta da covid-19; o deadline passou, então, para 2022, depois 2023 e, agora, 2024. Além disso, haverá mudanças em relação ao primeiro protótipo, como a adição de retrovisores convencionais.
Além da frustração dos fãs da Tesla, os atrasos vêm acabando com o fator novidade dessa que foi a primeira picape grande elétrica anunciada por uma grande fabricante dos EUA. Quando finalmente chegar às lojas, o único destaque da Cybertruck será o design: Ford e Chevrolet já lançaram versões elétricas das onipresentes F-150 e Silverado EV. A Ram também prepara uma 1500 a baterias e a Rivian foi a primeira startup a lançar seu modelo do tipo.
“O problema para a Tesla é que a Cybertruck já parece notícia velha”, disse Jessica Cawell, diretora executiva de insights da Edmunds, especializada no setor automotivo, ao site The Verge.