A Tesla Motors estufou o peito ao dizer que recebe 1.800 pedidos de compra do Model 3 diariamente. Mas parece que a procura pelo sedã mais barato da marca não é tão grande como sugerem os números.
Durante um evento realizado pela própria Tesla, o CEO da empresa, Elon Musk, revelou que aproximadamente 63 mil pedidos foram cancelados pelo menos desde o ano passado, derrubando o número total de interessados de 518.000 para 455.000.
“Estes cancelamentos vêm acontecendo há mais de um ano. Poderíamos inflacionar facilmente estes resultados, mas isso não faria sentido algum. É como se você estivesse em uma lanchonete esperando há uma hora e meia por um hambúrguer. Você realmente incentivaria outros clientes a pedirem mais lanches?”, questionou o executivo.
Musk também admitiu que os interessados em adquirir um Model 3 a partir de agora não devem receber seus carros antes do fim de 2018. E acrescentou que a Tesla não deve aumentar o ritmo da produção dos veículos além das previsões iniciais.
De acordo com o site de tecnologia Recode, a Tesla pretende fabricar cinco mil veículos elétricos por semana até o final de 2017. A partir de 2018, a expectativa é dobrar este volume.
“Falei sério quando me referi ao ritmo de produção como um ‘inferno’. Sabíamos que seria assim desde o começo, e não podemos culpar ninguém porque fomos nós que decidimos lançar o Model 3. Para ser sincero, acho que nunca estive tão orgulhoso com a Tesla”.
O novo “popular” da marca californiana será vendido em duas versões e com preços partindo de US$ 35.000 nos Estados Unidos – sem os incentivos fiscais concedidos em alguns estados.
A autonomia estimada em 354 quilômetros é um dos diferenciais do carro, podendo chegar a 500 quilômetros na versão Long Range, oferecida a US$ 44.000. assim como a aceleração de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos.
A velocidade máxima declarada pela Tesla é de 209 km/h. Na Long Range, os números de desempenho são ainda melhores: 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e velocidade final de 225 km/h.
O Model 3 chamou atenção da imprensa especializada por duas características. A primeira delas é a ausência total de botões físicos no interior – há apenas uma enorme tela de 15 polegadas bem no centro da cabine, que agrupa todos os comandos do painel de instrumentos e as principais funções de conveniência e segurança.
A segunda é a modesta lista de itens de série: até a pintura é oferecida a parte, caso o proprietário não queira um veículo preto.
O modo de condução semiautônoma Autopilot, um dos principais diferenciais dos outros modelos Tesla (como o Model S e o Model X), pode ser incluído no Model 3 ao custo de US$ 5 mil extras.
Além dos Estados Unidos, o modelo de entrada da Tesla deve ser vendido em diversos mercados até então inexplorados pela marca norte-americana – inclusive o Brasil.