Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Tesla x NYT: polêmica online

Viagem para mostrar novos pontos de recarga vira troca de farpas no Twitter

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 12h16 - Publicado em 14 fev 2013, 10h53
sustentabilidade

Deveria ser uma reportagem para mostrar os dois novos pontos de recarga rápida da Tesla nos estados americanos de Dellaware e Connecticut. Mas a viagem de John Broder acabou se transformando em uma grande polêmica alimentada via Twitter. A bordo de um Model S cedido pela fabricante, o jornalista pretendia dirigir pouco mais de 2.600 quilômetros, indo de Washington a Boston – trecho que, exatamente graças aos novos pontos de recarga no meio do caminho, deveria transcorrer sem maiores problemas.

Segundo o relato de Broder, não foi bem isso que aconteceu. A chegada até o primeiro ponto de recarga transcorreu normalmente – a distância é de 321 quilômetros, o que garante uma boa margem para os 426 quilômetros de autonomia declarada para o Model S com bateria de 85 kWh, mesmo com uma possível variação na autonomia, de acordo com o ritmo de condução do veículo.

Os problemas começaram após a recarga de 49 minutos em Dellaware. O jornalista deixou o local com 389 quilômetros remanescentes informados pelo computador de bordo. Mas, após 24 quilômetros, a autonomia estimada começou a cair de forma desproporcional – 136 quilômetros de autonomia foram embora após apenas 109 quilômetros rodados efetivamente.

Continua após a publicidade

Broder disse ter feito contado com o serviço de assistência da Tesla e uma das atendentes teria até sugerido o desligamento do computador de bordo (recomendação que os próprios executivos da Tesla reconheceram ser incorreta). Além de seguir as recomendações para economia de energia, como ajustar a velocidade do ar-condicionado para “low”, ele também começou a dirigir a 86 km/h – abaixo dos 104 km/h de limite rodoviário -, mas a queda na autonomia continuou.

O problema chegou a níveis alarmantes quando a autonomia ainda indicava 129 quilômetros (Broder estava a 117 quilômetros do próximo ponto de recarga). Pouco depois de rodar 30 quilômetros, a autonomia já estava em apenas 16 quilômetros para, muito em breve, surgir o aviso de “Recarregue Agora” no painel de instrumentos. Felizmente, o posto de recarga estava a poucos quilômetros de distância e Broder conseguiu chegar ao local em segurança para fazer uma nova pausa.

A disparidade entre a autonomia informada e os quilômetros rodados continuou mesmo depois de retirá-lo da tomada. Após a recarga, o Model S indicava autonomia de 297 quilômetros no painel, número que, após 127 km rodados, caiu para apenas 144 km. Após uma noite parado na garagem, na manhã seguinte, o display supostamente indicava apenas 40 km. Da assistência técnica, Broder relatou que ouviu a recomendação de deixar a ventilação interna do carro ligada por meia hora – mas o jornalista afirma que de nada adiantou: em vez de aumentar, a autonomia caiu para 30 quilômetros.

Continua após a publicidade

Após ser informado da existência de um ponto de recarga a 17 quilômetros, Broder foi até lá e fez uma carga rápida, até a autonomia subir para 72 quilômetros restantes. Mas o Model S teria literalmente “apagado” poucos quilômetros depois, sendo obrigado a encostar e aguardar pelo resgate.

Diante dos problemas, Broder usou sua conta no Twitter para relatar o ocorrido. Em pouco tempo Elan Musk, CEO da Tesla, respondeu dizendo que a história do repórter era “falsa”, pois ele não teria seguido as instruções para recarga nos pontos existentes e também não teria seguido o roteiro programado. Em resposta, o motorista afirma que fez uma breve parada em Manhattan quando estava se dirigindo a Connecticut, acrescentando apenas três quilômetros ao trajeto final. Broder também afirma que a sugestão de testar os novos pontos de recarga e até o roteiro partiram da própria Tesla.

Após mais algumas farpas trocadas na rede, Musk procurou a reportagem do The New York Times para se desculpar pelo ocorrido, e ofereceu uma nova chance de testar o veículo assim que novos pontos de recarga forem inaugurados ao longo da Costa Oeste norte-americana. Tanto o diário quanto o jornalista aceitaram o convite. Será que teremos segundo round?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.