Teste: Ford Ranger Storm chama mais atenção pelo preço que pelo visual
Versão cheia de adereços é mais barata que a XLS e tem motor mais forte, a melhor suspensão da linha e elementos visuais importados do mundo inteiro
![Ford Ranger Storm (1)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/03/ford-ranger-storm-1-e1585331580704.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Do conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 para a versão de produção, muita coisa mudou na Ford Ranger Storm.
Saíram os faróis com leds diurnos integrados, o para-choque dianteiro com parte central preta e peça simulando quebra-mato, os borrachões laterais e o enorme adesivo preto fosco que quase envolvia toda a caçamba.
![Picape Ford Ranger Storm](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/02/picape-ford-ranger-storm-e1549908667994.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
É que o projeto mudou. Se a Ranger Storm que vimos há quase dois anos parecia querer se afirmar como uma opção topo de linha para concorrer com a Chevrolet S10 High Country, a versão de produção leva aquela pegada aventureira para um patamar de preço intermediário.
![Ford Ranger Storm (2)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/03/ford-ranger-storm-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
da Storm é preparado para cargas mais pesadas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
A Ford diz que o foco são pessoas que abrem mão dos recursos tecnológicos das versões mais completas, mas não da força.
Isso explica a Storm ser baseada na versão XLS, vendida apenas com motor 2.2 turbodiesel de 160 cv, mas ter recebido o motor das XLT e Limited, um cinco cilindros 3.2 turbodiesel com 200 cv, câmbio automático de seis marchas e tração 4×4 com bloqueio do diferencial traseiro.
![Ford Ranger Storm (4)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/03/ford-ranger-storm-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O acerto da suspensão também vem das versões mais caras e garante rodar confortável mesmo sem carga.
Com tudo isso, a Ranger Storm ainda é mais barata. Custa R$ 150.990, contra os R$ 151.790 pedidos pela XLS 2.2 4X4 com câmbio manual (a Ford garante que não pretende reduzir os preços das XLS).
![Ford Ranger Storm (6)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/03/ford-ranger-storm-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
E não pense que a lista de equipamentos justifica, pois tem tudo que as XLS tem: central multimídia Sync3 com tela de oito polegadas, quadro de instrumentos com duas telas coloridas, ar-condicionado automático de duas zonas, sete airbags, câmera de ré, sensor de estacionamento e controles de estabilidade e de tração.
![Ford Ranger Storm (5)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/03/ford-ranger-storm-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Storm não é focada no trabalho, mas na praticidade. Por isso, os elementos que sobraram do conceito são os úteis. As molduras nas caixas de roda não só protegem a região, como também reforçam a estrutura e a junção entre para-lamas e para-choques.
![Ford Ranger Storm (11)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/03/ford-ranger-storm-11.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O santoantônio emprestado pela Ranger FX4 americana é fixado em pontos estruturais da caçamba e suporta mais carga que o normal. Os estribos laterais também são reforçados.
Até os adesivos na base das portas e no capô têm durabilidade acima da média, já pesando que a picape ficará mais tempo exposta ao Sol do que os dermatologistas recomendam.
![Ford Ranger Storm (7)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/03/ford-ranger-storm-7.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Há mais elementos importados. As lanternas com laterais escurecidas vêm da Ranger Wildtrack, versão aventureira produzida na Ásia, enquanto as rodas aro 17 com pintura preta são sul-africanas.
![Ford Ranger Storm (9)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/03/ford-ranger-storm-9.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Elas são reforçadas e favorecem a limpeza, uma característica compartilhada com os pneus Pirelli Scorpion AT+, 60% off-road, que estão sendo lançados junto com esta versão.
Além de sulcos que expulsam lama e pedras com facilidade, têm laterais reforçadas para evitar cortes – um risco que existe tanto no off-road quanto dentro de algumas cidades brasileiras.
![Ford Ranger Storm (10)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/03/ford-ranger-storm-10.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O que há de tão especial neles é fazer tudo isso sem prejudicar o conforto de rodar e o consumo.
Em nossa pista, a Ranger Storm registrou média urbana de 9,1 km/l e rodoviária de 10,9 km/l, contra 8,8 km/l e 11 km/l, respectivamente, da versão Limited. E só de o cliente não ter que trocar os pneus já representa uma economia.
![Ford Ranger Storm (8)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/03/ford-ranger-storm-8.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Considerando o que entrega e o preço, a Ranger Storm é quase imbatível. Nuvens negras se aproximam da Nissan Frontier Attack (R$ 160.850), única rival que consegue se aproximar em proposta e preço.
Teste – Ford Ranger XLS Storm
Aceleração
0 a 100 km/h: 11,2 s
0 a 1.000 m: 32,9 s – 156,8 km/h
Velocidade máxima: n/d
Retomada (em D)
40 a 80 km/h: 4,9 s
60 a 100 km/h: 6,5 s
80 a 120 km/h: 8,6 s
Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 16,2/28,1/64,2 m
Consumo
Urbano: 9,1 km/l
Rodoviário: 10,9 km/l
![Ford Ranger Storm (3)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/03/ford-ranger-storm-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ficha técnica – Ford Ranger XLS Storm 3.2 4X4 AT
- Preço: R$ 150.990
- Motor: diesel, dianteiro, longitudinal, 5 cil., 20V, turbo, 3.198 cm3; 200 cv a 3.000 rpm, 47,9 mkgf a 1.750 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas, tração 4×4 sob demanda
- Suspensão: McPherson (dianteiro) / eixo rígido (traseiro)
- Freios: disco ventilado (dianteiro) / tambor (traseiro)
- Direção: elétrica, 12,2 (diam. giro)
- Rodas e pneus: liga leve, 265/65 R17
- Dimensões: comprimento, 535,4 cm; altura, 182,1 cm; largura, 197,7 cm; entre-eixos, 322 cm; vaõ livre do solo, 23,2 cm; ângulos de ataque/saída, 28°/27°; peso, 2.230 kg; tanque, 80l; caçamba, 1.180 l; capacidade de carga, 1.040 kg