Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Teste mostra vulnerabilidade de carros com sistema keyless

Com dispositivo eletrônico, ladrões conseguem roubar sinal da chave, entrar no carro e dar a partida

Por Diego Dias
Atualizado em 9 nov 2016, 14h53 - Publicado em 21 mar 2016, 17h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Botão de partida do Honda CR-V modelo 2015

    Os donos de carros com tecnologia keyless têm motivos para se preocupar. De acordo com testes promovidos pela organização alemã ADAC, ladrões podem burlar facilmente o sistema e adentrar no carro com um dispositivo eletrônico simples. O teste englobou 24 veículos com a tecnologia keyless de 19 fabricantes diferentes.

    A chamada tecnologia keyless permite que motoristas entrem e deem a partida no carro apenas com a presença da chave (sem a necessidade de manuseá-la) – que é identificada por sensores instalados na porta do veículo. O dispositivo é comum em marcas premium como Audi, BMW e Mercedes-Benz, mas já está migrando também para fabricantes mais populares. Segundo o órgão que fez os testes, para conseguir furtar os carros, os ladrões usam a tática de seguir o proprietário e, com isso, se mantêm próximos e ativam um dispositivo eletrônico que aumenta o alcance do sinal da chave keyless do dono do automóvel. Dessa forma, um segundo ladrão espera o veículo e usa o sinal da chave (captado pelo dispositivo) para entrar no carro e furtá-lo.

    Continua após a publicidade

    Para se ter uma ideia da vulnerabilidade do sistema keyless, em 2014 foram furtados dessa forma, em média, 17 carros por dia em Londres (Inglaterra) – totalizando mais de 6.000 unidades ao longo do ano. Além disso, um estudo feito no ano passado mostrou que 26 fabricantes possuíam modelos com dispositivos vulneráveis a hackers. A lista inclui modelos da Audi, BMW, Citroën, Ford, Honda, Hyundai, Kia, Lexus, Range Rover, Renault, Mini, Mitsubishi, Nissan, Subaru, Toyota e Volkswagen.

    Para a ADAC, as montadoras devem encontrando alternativas para lidar com os “gatunos” e melhorar os dispositivos de acesso dos modelos. A organização alerta os proprietários no que diz respeito ao armazenamento da chave e finaliza: “É dever de todas as fabricantes de automóveis se livrarem deste problema. Não faz sentido que este sistema de bloqueio mais caro seja a maneira mais fácil de entrar (no carro) do que uma chave comum”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.