Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Tiguan brasileiro perde motor 1.4 e agora é vendido em única versão 2.0

Enxugada da Volkswagen abre espaço para novo SUV Taos e deixa lacuna a ser preenchida pelo Tiguan reestilizado, previsto ainda para este ano

Por Eduardo Passos
Atualizado em 1 mar 2021, 20h54 - Publicado em 1 mar 2021, 14h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por fora, a versão de cinco lugares tem o mesmo porte da de sete lugares
    Versão esportiva R-Line passa a ser a única oferecida ao Tiguan brasileiro (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A chegada do novo Volkswagen Taos vem causando mudanças no portfólio da fabricante alemã e o Tiguan é a nova ‘vítima’ dessas mudanças, perdendo, no Brasil, suas versões com motor 1.4.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7.90

    Confirmada pela Volks, a alteração deixa o SUV de topo com apenas uma versão, 2.0, a fim de evitar concorrência interna. A decisão, entretanto, provocou surpresa dado que, na Argentina, a montadora não só manteve o modelo de entrada 250 TSI como acrescentou o intermediário Comfortline 350 TSI.

    Continua após a publicidade

    Com o rearranjo, o próprio site da Volkswagen já indica apenas o Tiguan topo-de-linha, R-Line 350 TSI, à venda. Apesar de mais cara, essa versão representa mais da metade das vendas da linha, de modo que o sacrifício do 1.4 foi feito sem drama.

    O Tiguan agora parte de R$ 221.350 e entrega 220 cv de potência, unidos a 35,7 kgfm de torque. A única transmissão disponível é o câmbio automático DSG de sete velocidades, com velocidade máxima de 233 km/h.

    Continua após a publicidade

    A estratégia da VW consiste em distanciar as versões mais caras do inédito Taos, já apresentado por QUATRO RODAS, do seu SUV mais prestigiado. Isso porque o novo modelo custará até cerca de R$ 170 mil, enquanto as versões mais básicas do Tiguan começavam bem mais em conta, a R$ 146.880.

    Com isso, espera-se que versões de entrada do Tiguan voltem junto ao lançamento de sua reestilização, prevista para esse ano. Reajustadas, as linhas mais básicas deverão completar o escalonamento dos SUVs pretendido pela montadora desde o T-Cross.

    Mudanças no novo Tiguan ficarão restritas basicamente à estética
    Mudanças no novo Tiguan ficarão restritas basicamente à estética (Divulgação/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

    A recente decisão da Volkswagen também sinaliza que o novo Tiguan híbrido, prometido até 2023 para o Brasil, ainda não vem. No lugar do motor 1.4 do Golf GTE unido a um elétrico, gerando potência combinada de 245 cv, o facelift deverá oferecer o mesmo 2.0 TSI atual. 

    Nome eHybrid será usado pela primeira vez num VW
    Volkswagen pretende lançar o Tiguan eHybrid no Brasil até 2023 (Divulgação/Volkswagen)

    No mercado europeu já estão à venda versões também com o mesmo quatro-cilindros do Golf R, com ajustes que levam-no aos 320 cv, e com motor 1.5, além da turbodiesel.

    Continua após a publicidade

    Previsto para maio, o Taos também chegará em poucas versões ao Brasil, aproveitando o motor 1.4 TSI de 150 cv então dedicado ao Tiguan e fabricado pela Volkswagen em São Carlos (SP).

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    QR - CAPA 742 - FEVEREIRO
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.