Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Dez variações do Fusca que você provavelmente não conhecia

Conheça as mais inusitadas variações de carroceria que o pequeno Volkswagen já teve

Por Redação
Atualizado em 12 Maio 2017, 14h41 - Publicado em 3 mar 2016, 20h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Beetle Oettinger
    Beetle Oettinger  (reprodução/Internet)

    Picape

    Beutler Pickup

    A Beutler fez na Suíça dos anos 50 algumas variações do Besouro, incluindo uma rara picape. Como essa nunca foi a vocação do VW, a caçamba se apoiava em suportes no para-choque para não cair com o peso.

     

    Perua

    UVA Shogan Baja

    A inglesa Unique Vehicle & Accessory (UVA) criou, nos anos 80, o kit com painel, janelas e lanternas personalizados para conversão em perua, em três versões: Shogan, Shogan Baja (acima) e Shogan GTE (esportivo).

     

    Baja

    Fusca Baja

    Nascidos nos anos 70 na Califórnia (EUA), os Bajas surgiram como opção aos buggys para encarar dunas. No Brasil, a moda começou na mesma década com Carlos Menon, um piloto de autocross que passou a transformar Fuscas para quem quisesse andar na terra.

    Continua após a publicidade

     

    Porsche

    Beetle Oettinger

    Fundada por Gerhard Oettinger, a alemã Okrasa preparava os VW desde 1950 e até exportava os kits. Em 1973, ela se superou: visual inspirado no Porsche 935 e um boxer 6-cilindros de 255 cv que atingia 210 km/h.

    Beetle Oettinger

     

    Camper

    RQR Camper

    Nos anos 70, a americana RQR concebeu o Camper, um minimotorhome feito de alumínio com interior de fibra de vidro. Havia espaço para armário, pia, fogão, geladeira e até duas camas: solteiro e casal.

    Continua após a publicidade

     

    Três volumes

    Stoll Coupe

    Em 1952, a Stoll lançou na Alemanha um três-volumes chamado Coupé, com traseira alongada, cobertura das rodas traseiras e teto solar. Um dos remanescentes está hoje no museu da Volks, em Wolfsburg.

     

    Cabriolet

    Fusca Cabriolet

    Inúmeras empresas no mundo projetaram uma versão conversível. No Brasil, a mais conhecida foi a da Avallone, na década de 80. Com laterais de fibra de vidro, ela custava 60% a mais que o carro original.

     

    Rolls-Royce

    Fusca Rolls Royce

    Continua após a publicidade

    Moda nos EUA e Europa na década de 60, a transformação do modelo em Rolls-Royce também teve sua variação nacional, com a paulistana Edmorba. Na prática, só trocavam o capô por um de fibra de vidro.

     

    Guincho

    Tow Truck Wrecker

    Quem pensaria em usar Fusca no resgate? A BGW Spectre pensou. Para isso, bolou o Tow Truck Wrecker, com tudo para socorrer carros nas estradas dos EUA: cabos de aço e estepe extras e até um guincho frontal.

     

    Quatro portas

    Karosserie Friedrich Rometsch

    De olho nos taxistas alemães, a Karosserie Friedrich Rometsch desenvolveu um Volks especial. Para acomodar as duas portas (suicidas) extras e melhorar o espaço, o entre-eixo era alongado em 22 cm.

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.