Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Dez tecnologias que facilitam a vida ao andar de carro

Você não imagina o que tecnologia não faz para poupar o dono do carro de um pouco de trabalho

Por Da Redação
Atualizado em 24 mar 2017, 21h16 - Publicado em 29 dez 2016, 15h54

O DRAMA DO SEM TETO

CRX
()

Os targas sempre tiveram um sistema de retirada manual do teto, até que aHonda inovou nos anos 90 com um processo automatizado no seu CRX. Atampa traseira se levantava e, depois, dois braços mecânicos puxavam acapota para dentro do porta-malas.

 

PARADA OBRIGATÓRIA

Volvo XC60
()

Se algo surgir à frente do Volvo XC60 de 2007, o motorista precisa frear. Ou pode deixar para o sistema City Safety, que evita colisões ao parar o carro automaticamente se ele estiver entre 15 km/h e 50 km/h.

 

CHOVE, CHUVA!

Citroen C3
()

Quando caem as primeiras gotas, é só acionar a alavanca do limpador. Mas quem tem preguiça de fazer isso deve agradecer à Citroën, que criou o sensor de chuva para o SM (1970-75) e hoje o oferece até para o C3.

Continua após a publicidade

 

DO PONTO DE VISTA

Volvo S80
()

Para que procurar o veículo de trás no espelho? O Volvo S80 estreou em 2007 o detector de pontos cegos (BLIS), que avisa se há carros ao lado por meio da lâmpada que acende junto ao respectivo retrovisor.

 

FLANELINHA ELETRÔNICO

VW Tiguan
()

Não tem jeito para fazer a baliza? Opcional oferecido no VW Tiguan, o Park Assist estaciona sozinho: basta apertar o botão, engatar a ré e tirar as mãos do volante, que ele faz o resto ¿ o motorista só precisa frear.

 

DEIXA QUE EU CHUTO

Ford Kuga
()
Continua após a publicidade

Ideal para quem sai do mercado ou da loja cheio de sacolas, o Ford Kuga estreou na linha 2012 o opcional que abria o porta-malas passando o pé sob o para-choque, recurso que depois equipou outras marcas.

 

ABRAÇO AUTOMÁTICO

VW Corrado
()

Nos anos 70, a Europa passou a exigir o uso do cinto de segurança. Como muita gente esquecia, a VW deu uma mãozinha com um modelo que se afivelava sozinho ao fechar a porta, como o usado no Corrado (foto).

 

ENTRE SEM BATER

Mercedes Classe S
()

Lançado em 1991, o Classe S era o mais sofisticado Mercedes. Por isso, tinha vários mimos, alguns quase inúteis. Bateu as portas e uma não fechou direito? Relaxe, um sistema se encarrega de “sugá-la”.

Continua após a publicidade

 

CONTROLE DA SITUAÇÃO

Studebaker
()

Em 1936, a Studebacker incorporou o Automatic Hill Holder, que precedeu os assistentes de partida em rampas de hoje. Era só começar a subir uma rua e tirar o pé do acelerador para o carro parar sozinho.

 

BRILHO NOS OLHOS

Cadillac
()

A partir de 1960, a GM equipou os Cadillac e Buick com o Twilight Sentinel (Sentinela Crepuscular): uma célula fotoelétrica ligava e desligava as luzes sozinhas, uma espécie de avô dos atuais sensores de faróis.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.