Dez tecnologias que facilitam a vida ao andar de carro
Você não imagina o que tecnologia não faz para poupar o dono do carro de um pouco de trabalho
O DRAMA DO SEM TETO
Os targas sempre tiveram um sistema de retirada manual do teto, até que aHonda inovou nos anos 90 com um processo automatizado no seu CRX. Atampa traseira se levantava e, depois, dois braços mecânicos puxavam acapota para dentro do porta-malas.
PARADA OBRIGATÓRIA
Se algo surgir à frente do Volvo XC60 de 2007, o motorista precisa frear. Ou pode deixar para o sistema City Safety, que evita colisões ao parar o carro automaticamente se ele estiver entre 15 km/h e 50 km/h.
CHOVE, CHUVA!
Quando caem as primeiras gotas, é só acionar a alavanca do limpador. Mas quem tem preguiça de fazer isso deve agradecer à Citroën, que criou o sensor de chuva para o SM (1970-75) e hoje o oferece até para o C3.
DO PONTO DE VISTA
Para que procurar o veículo de trás no espelho? O Volvo S80 estreou em 2007 o detector de pontos cegos (BLIS), que avisa se há carros ao lado por meio da lâmpada que acende junto ao respectivo retrovisor.
FLANELINHA ELETRÔNICO
Não tem jeito para fazer a baliza? Opcional oferecido no VW Tiguan, o Park Assist estaciona sozinho: basta apertar o botão, engatar a ré e tirar as mãos do volante, que ele faz o resto ¿ o motorista só precisa frear.
DEIXA QUE EU CHUTO
Ideal para quem sai do mercado ou da loja cheio de sacolas, o Ford Kuga estreou na linha 2012 o opcional que abria o porta-malas passando o pé sob o para-choque, recurso que depois equipou outras marcas.
ABRAÇO AUTOMÁTICO
Nos anos 70, a Europa passou a exigir o uso do cinto de segurança. Como muita gente esquecia, a VW deu uma mãozinha com um modelo que se afivelava sozinho ao fechar a porta, como o usado no Corrado (foto).
ENTRE SEM BATER
Lançado em 1991, o Classe S era o mais sofisticado Mercedes. Por isso, tinha vários mimos, alguns quase inúteis. Bateu as portas e uma não fechou direito? Relaxe, um sistema se encarrega de “sugá-la”.
CONTROLE DA SITUAÇÃO
Em 1936, a Studebacker incorporou o Automatic Hill Holder, que precedeu os assistentes de partida em rampas de hoje. Era só começar a subir uma rua e tirar o pé do acelerador para o carro parar sozinho.
BRILHO NOS OLHOS
A partir de 1960, a GM equipou os Cadillac e Buick com o Twilight Sentinel (Sentinela Crepuscular): uma célula fotoelétrica ligava e desligava as luzes sozinhas, uma espécie de avô dos atuais sensores de faróis.