Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Top Ten: dez carros que não seguiram a tradição de suas marcas

Nem sempre as fábricas respeitam o que dizem seus próprios manuais

Por Redação
2 set 2020, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Adeus, tradição

    Ferrari FF, 4X4 com quatro lugares e motor V12.
    (Acervo/Quatro Rodas)

    A Ferrari FF (Ferrari Four) é um superesportivo com carroceria hatch e quatro lugares, produzido entre 2011 e 2016 com motor 6.3 V12 (660 cv). Até aí tudo bem. Mas tração 4×4 foi demais! Os conservadores torceram o nariz. Mas lembrem-se: em 2022 virá um SUV!

    O avesso do avesso trocadas

    Porsche 928
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Todo mundo sabe que a partida dos Porsche fica do lado esquerdo do volante, herança das provas de Le Mans. Mas não neste 928, além dos “populares” VW Porsche 914, 924, 944 e 968, que contrariam a regra.

    Gafe britânica

    Aston_Martin_Cygnet-auto-sales-statistics-Europe
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Sinônimo de luxo e esportividade, a Aston Martin derrapou ao lançar o subcompacto Cygnet 1.3, em 2011, pensando em reduzir a média das emissões de sua linha de modelos. Saiu de linha dois anos depois.

    Continua após a publicidade

    Racionalismo alemão

    bmw_700_ls-luxus_1
    (Acervo/Quatro Rodas)

    O duplo rim é marca registrada da BMW, só que o pequeno 700 (1959-1965) saiu sem grade dianteira porque seu motor fica na traseira. Ironicamente, o 700 vendeu muito bem e tirou a empresa de uma crise.

    Estrela sem brilho

    Mercedes Classe A 160 testada pela revista Quatro Rodas.
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Mercedes é sinônimo de luxo. Mas, em 1997, a marca lançou um monovolume compacto: o Classe A. Não deu certo. Teve problemas de rejeição. Na terceira geração, de 2013, ficou só o nome: virou um hatch de luxo.

    Barrado no baile

    Phaeton, sedã da Volkswagen, duratne teste na neve.
    (Acervo/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    A tradução de Volkswagen é “carro do povo”. Em 2020, porém, a fábrica decidiu entrar no segmento de alto luxo, com o sedã Phaeton. Tinha plataforma de Bentley e motores V6, V8 e W12. Mas não convenceu o mercado.

    Sem paralelo na história

    Porsche_911_996_1200x790
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Com a mesma linha básica desde 1963, o Porsche 911 trouxe uma mudança em 1997 (996): trocou os faróis redondos por um de formas orgânicas. Na geração seguinte, 997, de 2004, os faróis redondos voltaram.

    Mudado por conveniência

    387a0b93-subaru-brz-1
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Todo esportivo com mais de 1.500 cm³ da Subaru possui motor boxer à frente do eixo dianteiro, menos o BRZ, fruto do desenvolvimento conjunto com a Toyota (o GT86 é seu irmão gêmeo).

    Continua após a publicidade

    Contramão Inglesa!

    x400story_04
    (Acervo/Quatro Rodas)

    A Jaguar sempre fez sedãs e esportivos de grande porte. Mas, sob gestão da Ford, a marca quebrou o protocolo ao lançar o “compacto” X-Type (2001) – usando a base do Mondeo –, que ainda teve uma versão SW.

    Esportivo sem alma

    dino studio flatten.psd
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Lançada em 1968, a Ferrari Dino homenageava o filho de Enzo Ferrari, contudo lhe faltava a alma dos V12. Tinha um “modesto V6” e mais tarde um V8. Conclusão: não foi bem-aceito.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.