Top Ten: estes conversíveis têm os tetos mais bizarros que você já viu
O ato de baixar a capota de um conversível pode ser mais complexo do que você imagina
Andando nos trilhos
![Fiat-500C-2010-1280-33 PEB](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/fiat-500c-2010-1280-33-peb--e1574192639107.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Com quase 4 milhões de unidades de 1957 a 1975, não é de estranhar que o Fiat 500 tenha se tornado um ícone italiano. Por isso, ele voltou todo novo em 2007, mas manteve o visual retrô, incluindo a persiana de tecido que corria sobre trilhos até a janela traseira, só que agora com acionamento elétrico.
Cobertura sem divisórias
![big_106317 RGB](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/big_106317-rgb-e1569419058655.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
![Mercedes-Benz SLK 1997](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/11/mbslk2_750_500_701.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Patenteado por Georges Paulin, o mecanismo elétrico do teto de metal móvel do Peugeot 402 Eclipse era revolucionário em 1936. Ocultava-se inteiro no compartimento, sem dobrar, sistema que só foi se popularizar no roadster Mercedes-Benz SLK, em 1996.
Conversível ou picape?
![Chevrolet-SSR-2003-1280-23 RGB](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/chevrolet-ssr-2003-1280-23-rgb-e1569419139237.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Equipada com o V8 do Corvette C6, a Chevrolet SSR inovou em 2002 ao ser picape e roadster: sua capota era rígida e retrátil, que ao ser aberta se dividia em duas lâminas, para ser depois guardada num nicho traseiro, fechado por uma tampa dividida em duas peças.
Very smart!
![SMART RGB](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/smart-rgb-e1569872422604.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Smart ForTwo surgiu em 1998 e ganhou versão Cabrio em 2005. A capota de lona corre sobre trilhos para trás até ficar dobrada como em um legítimo cabriolet. Mas seu diferencial é que os trilhos podem ser retirados e guardados em um espaço do porta-malas.
Seções extraordinárias
![FORD RGB](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/ford-rgb-e1569419359580.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Fairlane 500 Skyliner foi o único a ter capota de metal, retrátil e elétrica do grupo Ford. Só que são duas grandes seções, que se dobram para dentro de um porta-malas fechado por uma enorme cobertura basculante. Raro hoje, ele teve 58.000 fabricados entre 1957 e 1959.
Sobe e desce
![PORSCHE RGB](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/porsche-rgb-1-e1569872401959.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A versão Targa do Porsche 911 (1967) nasceu porque a venda de conversíveis nos EUA era proibida. Em 2012, o Targa resgatou o estilo, mas de modo elétrico (e complexo): o vidro traseiro recua, o pequeno teto sobe e desce até esconder-se no espaço atrás dos bancos.
Telhado de vidro
![VW RGB](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/vw-rgb-e1569419622576.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O VW Eos tem um jeito próprio de curtir o vento: o motorista pode descer a capota retrátil ou pode apenas abrir o pequeno teto solar transparente. O ineditismo do sistema ainda identifica objetos atrás do carro para evitar qualquer dano à lataria na hora de abrir.
Sistema 2 em 1
![EB81BC8A-80F9-4A63-BF54-27D2FC11ED94.jpeg.09c9e95e5d59534ead30af66c690f35a rgb.jpeg](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/eb81bc8a-80f9-4a63-bf54-27d2fc11ed94.jpeg.09c9e95e5d59534ead30af66c690f35a-rgb.jpeg-e1569419686676.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O BMW 2002 Baur Targa Cabriolet é o melhor de dois mundos. Nele você pode optar por tirar o pequeno teto removível (mantendo a barra transversal de proteção dos ocupantes) ou baixar toda a capota manual de tecido na parte traseira. Deu dúvida? Então escolha os dois.
Cambalhota pra trás
![Ferrari-575M_Superamerica-2005-1280-1b PEB](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/ferrari-575m_superamerica-2005-1280-1b-peb-e1569419806226.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em geral, conversíveis têm capota de lona ou chapa de metal com rebatimento por etapas. Mas a Ferrari 575 Superamerica é diferentona: seu teto é uma única peça de vidro, que gira 180º para trás até repousar sobre a cobertura do porta-malas.
Amigo oculto
![56usccq8cbix RGB](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/09/56usccq8cbix-rgb--e1569419861501.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Produzido em 1992, o Honda CR-X/Del Sol é um targa feito na base do Civic. Mas o que tinha de diferente era o teto: ao toque de um botão, dois braços mecânicos erguem a tampa traseira em quase 1 metro e depois o teto desliza para trás até se embutir nessa tampa, que volta a descer.