Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Top Ten: dois é bom, três é demais

Carros que não gostam de seguir a ordem natural dos números

Por Redação
Atualizado em 27 Maio 2018, 23h16 - Publicado em 16 dez 2015, 20h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 1. Faróis e para-brisas

    Tatra 87

    Se o Tucker Torpedo 1948 ficou famoso por seus três faróis, o tcheco Tatra 87 veio bem antes (1936) e foi além: tinha também três vidros no para-brisa. Não se engane pelo visual pré-Segunda Guerra: seu V8 2.9 (traseiro!) de 85 cv o levava a 160 km/h.

    2. Velas por cilindro

    Mazda 787B

    O motor 1.4 do primeiro Honda Fit tinha duas velas por cilindro, para melhorar o consumo. O Mazda 787B colocou mais uma para vencer corridas. Seu motor rotativo Wankel de 2,6 litros gerava 911 cv, mas foi limitado a 700 para durar mais. Deu certo: é o único a vencer Le Mans (em 1991) sem um motor com pistões.

    Continua após a publicidade

    3. Rodas

    Reliant Robin

    O inglês Reliant Robin tinhas duas rodas atrás e uma na frente. A intenção era pagar o imposto de uma moto. Para a estabilidade, porém, era terrível, como mostrou Jeremy Clarkson no Top Gear: capotou sete vezes em 22,5 km.

    4. Portas

    Hyundai Veloster

    Continua após a publicidade

    O Hyundai Veloster resumiu as tradicionais quatro portas em apenas três para manter seu perfil esportivo – apesar de o motor 1.6 ser fraco para as pretensões estilísticas.

    5. Eixos

    Covini C6W

    O Tyrrel P34 levou a ideia à F-1 em 1976, mas há um carro de três eixos que é possível ver nas ruas: o italiano Covini C6W foi lançado em 2004 e continua em produção. Tem quatro rodas esterçantes na frente, usa um V8 4.2 da Audi e chega aos 300 km/h.

    Continua após a publicidade

    6. Turbos

    A tese de que motor a diesel é econômico, mas chato, cai por terra diante da trinca de turbos que a BMW pôs em seu motor 3.0 de seis cilindros a diesel da linha M (X5, X6 e Série 5). Ele produz 381 cv de 4 000 a 4 400 rpm e 75,5 mkgf de 2 000 a 3 000 rpm.

    Continua após a publicidade

    7. Limpadores

    MG MGB 1867

    Para ser vendido nos EUA, o MG MGB 1967 (conhecido como Mark II), ganhou mais um limpador de para-brisa. A razão era a porcentagem mínima de área que devia ser varrida por eles para atender a exigência legal.

    8. Motores

    Porsche 918 Spyder

    Continua após a publicidade

    Se hoje é comum ver veículos com dois motores, caso dos híbridos, o mesmo não pode ser dito do Porsche 918 Spyder: ele tem três! São dois elétricos, um para as rodas dianteiras e outro para as de trás, que também são tracionadas por um V8 4.6 de 616 cv. Assim ele conta com tração nas quatro rodas e um total de 900 cv.

    9. Porta-malas e bancos

    McLaren F1

    O McLaren F1 tinha três porta-malas (um na frente e um de cada lado), mas seu trio mais famoso era outro. O banco do motorista era central e avançado, enquanto havia um assento de passageiro de cada lado, mais atrás. Servia para melhorar a visibilidade e a acomodação dos pedais, além de dar ao F1 uma privilegiada posição de piloto de corrida.

    10. Cilindros

    DKW Vemaguet

    O primeiro carro três-cilindros fabricado no Brasil é o Hyundai HB20 ou o Fox Bluemotion? Nenhum deles. O pioneiro foi a DKW Vemaguete, que também era 1.0, mas de dois tempos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.