Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Top Ten: Isso é uma VW Hilux? Carros que têm irmãos gêmeos de outra marca

Eles nasceram de um mesmo projeto, mas cada um resolveu seguir um rumo diferente, e com logotipos de fabricantes diferentes

Por Redação
Atualizado em 29 mar 2019, 12h37 - Publicado em 29 mar 2019, 12h25

Cena clássica: um brasileiro em Buenos Aires olhando com cara de estranhamento para um Suzuki Fun, versão do nosso Chevrolet Celta rebatizada com a insígnia da marca japonesa no país vizinho.

Este não é o único exemplo de modelos que recebem outros nomes e logotipos de outros fabricantes de acordo com o mercado no qual são comercializados. Este Top Ten relembra mais exemplos:

Strada duplicada

Top Ten Strada
(Arte/Quatro Rodas)

Responda rápido: que picape é essa na cor vermelha? Se você disse Strada, errou feio, pois para os mexicanos ela não é um modelo da Fiat, e sim da Ram, marca voltada a utilitários do grupo FCA. A Ram 750 é vendida por lá desde 2016 com cabine simples e dupla e um motor 1.6 E.torQ de 115 cv.

Dublê de forasteiro

Top ten 1
(Arte/Quatro Rodas)

Produzido na base do Impreza desde 1997, o Subaru Forester ganhou o mundo e cativou fãs pela confiabilidade japonesa. Mas na Índia foi vendido como Chevrolet, até a GM deixar a participação acionária na empresa controladora da Subaru, em 2000.

Sushi com chucrute 

Top Ten Volkswagen Taro
(Arte/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Quem achava que a primeira picape média da Volkswagen foi a Amarok se enganou. Oficialmente foi a Taro, feita em 1989 para a Europa. Na verdade, era uma Toyota Hilux com logotipo VW – e durou até 1997. Curiosamente, hoje Amarok e Hilux brigam nos mesmo mercados.

Eu não sa(a)bia!

Top Ten Subaru
(Arte/Quatro Rodas)

O Subaru Impreza é reverenciado desde os anos 90, mas com seu clone de segunda geração (na essência, um Saab 9-2x), a história era outra. Pouco lembrado, foi vendido nos EUA (2005 e 2006) com motores 2.5 e 2.0 turbo e ganhou o apelido de Saabaru.

Melhor levar no esportivo

Top Ten Mitsubshi
(Arte/Quatro Rodas)

Para conseguir vender o Mitsubishi 3000 GT nos EUA, a marca japonesa se aliou à Chrysler, o que rendeu à americana bons frutos como o Dodge Stealth, o mesmo carro com leves alterações. Até a motorização, 3.0 V6 (223 cv) e biturbo (300 cv), era igual.

Continua após a publicidade

Sedã de atitude

Top Ten Attrage
(Arte/Quatro Rodas)

Lançado em 2013, o Mitsubishi Attrage ganhou, dois anos depois, uma variação no mercado mexicano, o Dodge Attitude, que substituiu a segunda geração do sedã, que também não era um americano de origem: antes ele era um Hyundai Accent.

Deixa de Rodeo!

Top Ten Rodeo Honda
(Arte/Quatro Rodas)

Como os SUVs cresciam nos EUA dos anos 90, a Isuzu emprestou o Rodeo à Honda, que já tinha imagem forte nesse mercado. Com motores 2.6 ou V6 3.2 e tração 4×4, o Passport era o que faltava para a fabricante japonesa “voar” no segmento.

Caramba… Digo, caçamba!

Top Ten Nissan
(Arte/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Frontier, Navara e NP300 são nomes alternativos da picape da Nissan. Mas nos EUA ela era vendida também pela Suzuki e se chamava Equator. Com cabine estendida ou dupla, raramente vendeu 200 unidades ao mês enquanto foi produzida (2008 a 2012).

Até tu, Honda?

Top Ten Honda
(Arte/Quatro Rodas)

No crescimento dos SUVs na década de 90, a Honda tinha de garantir o seu: fez parceria com a Land Rover, que cedeu o Discovery. Nascia o Crossroad, o único “Honda” com motor V8. Sua produção no Japão acabou em 1994, quando a BMW comprou a Rover.

 

Um estranho ninho

Top Ten Chevrolet
(Arte/Quatro Rodas)

Motor boxer e tração 4×4 são atributos que todo purista busca nos Subaru. Porém, com seu Traviq, tudo mudou de figura. Pudera, ele não passava de um Opel Zafira com motor de 2,2 litros e tração dianteira feito na Tailândia com logotipo da marca japonesa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.